Artigos e Opinião

OPINIÃO

A+ A-

Iago Maciel: "Como o futuro do trabalho
transformou a aquisição de talentos"

Presidente da Brasil Júnior

Continue lendo...

É fato que o mundo do trabalho vem se transformando em um ritmo muito acelerado nos últimos anos. A competitividade crescente e o aumento da rotatividade nas organizações potencializam o ambiente dinâmico, multidisciplinar e, cada vez, mais orientado ao propósito e resultados. Com isso, a trajetória e o percurso para as oportunidades também estão mudando.

Recentemente, o LinkedIn realizou uma pesquisa com aproximadamente 4.000 profissionais em todo o mundo e trouxe aspectos interessantes sobre o crescimento das organizações nesse novo mercado. Um desses insights mostrou algumas das principais tendências de aprendizado do ambiente de trabalho: balancear os desafios do hoje com as oportunidades do amanhã

Porém, com o mundo em plena transformação digital, o futuro se torna mais incerto criando uma geração de jovens ansiosos pelas próximas oportunidades. Por isso, como aponta o Workplace Learning Report, do LinkedIn, o treinamento em competências sociais e comportamentais é a principal prioridade para o desenvolvimento de talentos em 2018.

Tendo em vista essa crescente prioridade do futuro do trabalho e que 81% dos executivos falaram que a maior prioridade são os talentos de suas empresas, fica um grande questionamento sobre como esta nova geração de jovens líderes está se formando. A capacidade de aprendizado e o senso de execução orientado a propósito e liderança, nesse contexto, tornam-se prioridade no desenvolvimento de talentos, transformando-se quase em habilidades fundamentais.

Neste momento, os jovens inconformados com a realidade, orientados por um propósito claro e capazes de empreender as mudanças necessárias se tornam os talentos certos para as organizações se adaptarem e continuarem crescendo no futuro iminente. No entanto, torna-se, a cada ano, mais claro que esses talentos não são tão fáceis de serem encontrados.

No período universitário, os estudantes nem sempre têm acesso à preparação necessária para alcançar essas habilidades. Mais do que a sala de aula, é fundamental que ele busque, por si só, as qualificações. Na realização de estágios ou intercâmbio, por exemplo, os jovens começam a se habilitar e a adquirir essas aptidões. O impacto pode ser ainda maior dentro das Empresas Juniores, além de serem tocadas pelos próprios estudantes, elas estimulam habilidades profissionais e interpessoais.

Desde sempre, o trabalho está em constante metamorfose e sempre cria novas demandas para os profissionais. Hoje, mais do que nunca, a capacidade de saber se relacionar bem, suportar pressões e entender a importância dos resultados são coisas fundamentais. Neste cenário, é importante que as pessoas entendam o quão essencial é se qualificar e, principalmente, se adaptar para este novo mundo.