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Gilson Cavalcanti Ricci: "O silêncio da gaivota pantaneira"

Advogado

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A trepidante gaivota pantaneira não mais agita com seu canto as águas serenas do nosso belo e grandioso Pantanal. Dino Rocha morreu! Emudeceu sua sanfona clássica, cujos acordes batiam forte no coração da gente sul-mato-grossense. O chamamé de Campo Grande perde um de seus mais destacados ases, deixando-nos tristes e saudosos de suas magistrais apresentações em nossa terra e em muitas outras localidades brasileiras e estrangeiras, onde o impecável sanfoneiro goza de grande fama e admiração.
 Dino Rocha nos deixa um magnífico glossário de memoráveis chamamés, em preciosas gravações ao longo de suas cinco décadas de trabalho produtivo na discografia nacional. Orgulham a todos nós, sul-mato-grossenses,   suas clássicas interpretações do frenético e romântico ritmo correntino. Quando estive em Corrientes, na Argentina, em um dos inesquecíveis festivais de chamamé, certifiquei-me da admiração e do respeito do hospitaleiro povo daquela cidade ao nosso glorioso chamamezeiro Dino Rocha, que sempre gozou ali de grande prestígio artístico e cultural, o que eleva honrosamente o bom nome do nosso amado Brasil naquela região histórica, onde ocorreu a gloriosa Batalha Naval do Riachuelo. No site www.chamamems.com.br encontro ligeira biografia artística de Dino Rocha:  

“Nascido em Jutí, Mato Grosso do Sul, Dino Rocha se profissionalizou como sanfoneiro ainda menino. Em 1971 mudou-se para Campo Grande, onde engalanou a Terra Morena com a magia de seu acordéon. Ainda adolescente, participou de seu primeiro grupo de chamamé Los 5 Nativos, na cidade de Ponta Porã-MS. Em 1973 gravou pela primeira vez no LP ‘Voltei Amor’, da dupla Amambai e Amambaí. Ao longo da carreira gravou quinze LPs e cinco CDs. Como compositor, compôs mais de cinquenta músicas regionais, entre as quais a maviosa e poética ‘Gaivota Pantaneira’, em parceria com o notável poeta e compositor sul-mato-grossense, Zacarias Mourão”. 

“Também gravou poemas caipiras, declamando versos imortais em memoráveis modas de viola. Em 1991 recebeu o prêmio ‘Jacaré de Prata’, como melhor instrumentista do Brasil. Atuou em três capítulos da novela ‘Pantanal’, da Rede Manchete de Televisão, ao lado de Almir Sater e Sérgio Reis e muitos outros célebres atores e atrizes do cinema brasileiro. Em 1997 criou seu próprio selo, fundando a RR Gravação e Produção-ME. Em 2000 foi convidado para participar do projeto Balaio Brasil, no Sesc de São Paulo, apresentando-se ao lado de Dominguinhos, Caçulinha, Sivuca, Hermeto Pascoal e Toninho Ferragut. Em 2001, com os mesmos músicos, participou do projeto Sanfona Brasileira pelo Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília. Em 2002 apresentou-se – ainda no Sesc –, no projeto Brasil da Sanfona, quando representou a Região Centro-Oeste. Em 2003 comemorou três décadas de carreira com o lançamento de um CD, onde regravou o sucesso “Gaivota Pantaneira”. Seus três últimos discos foram: “Che Rancho Cuê (Meu Rancho Velho)”, “Pantanal, Sanfona e Viola” e “No Rancho do Chamamé”.

“O incansável artista conterrâneo Dino Rocha possui considerável conjunto de obras musicais formado por vinte e um discos, que fizeram sua carreira calcada em cinco décadas de música regional. Seu amadurecimento musical acompanhou a evolução da tecnologia musical no Brasil, com dezessete discos em vinil e quatro CDs, sendo seu primeiro trabalho nessa trilha gravado em 1973. Orgulhoso de tantos anos de estrada, Dino Rocha disse que, “além de seus próprios discos,  já participou, como convidado, de vários trabalhos de outros artistas”. Entre os que fizeram parceria com o nosso galante sanfoneiro, constam Almir Sáter, Renato Teixeira, Chitãozinho e Xororó, além dos cantores e compositores campo-grandenses Paulo Simões e Guilherme Rondon”. 

Silencia a nossa gaivota pantaneira. Dino Rocha descansa depois de tanta glória e paixão a seus compatriotas. Merece aplausos calorosos não somente de seus conterrâneos sul-mato-grossenses, mas de todos os brasileiros que amam e se orgulham desse Brasil soberano e belo!

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Produtos livres de desmatamento nas estratégias da União Europeia

11/04/2024 07h30

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O Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento é um entre vários componentes do Pacto Ambiental Europeu (European Green Deal), que tem como objetivo final atingir neutralidade de emissões de gases de efeito estufa em 2050, com um crescimento econômico livre da exploração excessiva dos recursos naturais e sem deixar ninguém para trás.

Trata-se, portanto, de uma peça dentro de um quebra-cabeça bem mais complexo que visa tornar a Europa um continente sustentável e carbono neutro.

Desde 2019, o Pacto Ambiental Europeu apresenta diretrizes que vão sendo gradativamente regulamentadas, cobrindo de energia renovável a produção de alimentos, passando por transporte e construção civil.

Trata-se de um marco legal abrangente que aborda diversas questões ambientais, incluindo o desmatamento, como parte dos esforços da União Europeia (UE) para um novo modelo de economia verde. 

O regulamento para produtos livres de desmatamento, aprovado em 2023, disciplina as atividades dos importadores europeus que passam a ser responsáveis por garantir que os produtos adquiridos não venham de áreas desmatadas depois de 31 de dezembro de 2020.

As restrições entram em vigor no final de 2024. Os importadores são os responsáveis pela implementação das verificações nos países exportadores, as chamadas “due dilligences”. 

As implicações para o Brasil são significativas, pois a UE é o segundo maior comprador dos nossos produtos agropecuários. Enfrentamos sérios problemas de desmatamento ilegal na floresta amazônica, além de questões fundiários e sociais.

Outro ponto importante é que a legislação europeia não faz distinção do que é considerado desmatamento legal ou ilegal. A normativa claramente se refere a desmatamento em geral. 

Esse ponto vem sendo questionado pelo governo brasileiro, alegando que está acima das exigências legais do ordenamento jurídico do país. Argumenta-se que essa normativa representaria uma forma de barreira não tarifária aos produtos do Brasil.

Entretanto, o argumento contrário é de que a UE tem a prerrogativa de estabelecer os critérios para os produtos que farão parte das suas cadeias de suprimento. E, como o objetivo maior é a redução dos impactos ambientais do consumo dos próprios europeus, nada mais lógico do que exigir que seus fornecedores sigam padrões compatíveis com essa ambição.

Importante notar que há fortes reações ao Pacto Ambiental dentro da própria UE, como vimos recentemente nos diversos protestos de produtores rurais no território europeu.

Embora estejam sensibilizando parte da sociedade e postergando algumas limitações, dificilmente a insatisfação dos produtores europeus ou dos governos fornecedores de produtos agrícolas para a Europa terão força para uma guinada nos objetivos de longo prazo da UE.

Parece haver um sério proposito do continente em mudar completamente suas bases de desenvolvimento, mirando a transição para uma economia mais resiliente e de baixas emissões de gases de efeito estufa.

Ao Brasil cabe o desafio de entender essas normativas e entrar em um processo de negociação sério e embasado na ciência. Ainda há grandes lacunas sobre como serão feitas as verificações do desmatamento e, sobretudo, como serão mapeadas as origens de cada lote de exportação.

Precisaremos acelerar nossos investimentos em rastreabilidade e transparência nos processos produtivos, assim como no aprimoramento de plataformas de monitoramento territorial. Tudo isso em consonância e em estreita colaboração com os importadores e agentes da União Europeia.

Ainda estamos em um momento de discussão e entendimento junto aos agentes europeus de como o novo regulamento será implementado no Brasil. Entende-se que será um processo com aprendizado mútuo e um período de adaptação.

Os entes governamentais têm o papel de catalisar essa discussão entre produtores, processadores e exportadores brasileiros para que estejamos prontos para manter a liderança como fornecedores de produtos agrícolas para a União Europeia. 

 

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Era uma vez em uma escola na Suécia

11/04/2024 07h30

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Depois de anos educando as crianças quase que exclusivamente com recursos digitais, o Ministério da Educação da Suécia começou a perceber alguns sintomas perturbadores nas suas crianças: deficiência na leitura e na compreensão de textos apropriados para a idade, muita dificuldade de escrever e, quando solicitadas, escritas realizadas apenas em caixa alta.

Mas o que mais chamou a atenção foi a percepção de que as crianças também começaram a apresentar dificuldades para expressar o que sentiam, pois lhes faltava vocabulário até mesmo para descrever cenas breves ou relatos de emoções simples.

Muitas dessas manifestações, resultantes da falta de exercício cognitivo e motor, assemelhavam-se a alguns transtornos psicológicos, e não é de se espantar que muitos pais possam ter procurado psicólogos, feito exames ou mesmo ministrado medicamentos, preocupados com a lentidão, o mutismo ou ainda com dificuldade de compreensão de seus jovens filhos.

O governo sueco, diante dessa constatação, resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops, como também incentiva a leitura em voz alta, as rodas de conversa e a prática da escrita - inclusive ditados - com o objetivo de reverter o cenário que se desenhava catastrófico para o futuro.

Crianças que não são estimuladas desde cedo em atividades motoras e intelectuais podem ter dificuldades de desenvolvimento profissional na vida adulta, particularmente em um mundo onde a criatividade e a inovação são realidade em todo lugar. 

No último Pisa, divulgado em 2023, o resultado geral dos jovens estudantes suecos foi de 487, ante 499 registrado na edição anterior, de 2018. Em Matemática, a queda foi de 15 pontos e em Leitura, de 10 pontos.

Suficiente para que fizesse um país sério, como a Suécia, acender as luzes amarelas e buscar compreender as razões dessa perda de energia no aprendizado de seus jovens cidadãos, (para além dos efeitos da covid, que afetou de maneira praticamente igual os países participantes).

Uma das medidas que o governo buscou implementar em todas as escolas - embora na Suécia o programa e as orientações pedagógicas não sejam unificadas como no Brasil - foi: menos celular, menos laptop e mais livro, leitura, escrita e conversa. O básico que, desde mais ou menos cinco séculos atrás, tem orientado a ideia do que é ensinar e aprender.

 Lógico que esta constatação não implica em demonizar o uso de tecnologia em sala de aula, mas de usá-la com sabedoria, de forma que ela ofereça o que, de fato, não é possível conseguir por outros meios.

Mal comparando, é como o hábito de muita gente usar palavras em inglês para se referir a coisas ou situações nas quais já existe uma palavra em português perfeitamente cabível. Esse é o mau uso da língua estrangeira. O que não significa que não se deva aprendê-la e usá-la, muito pelo contrário.

A tecnologia compreende um conjunto de ferramentas e habilidades que deve servir para ampliar nossa capacidade de ler, raciocinar, produzir e nos comunicar. Mas, para isso, precisamos antes saber ler, raciocinar, produzir e nos comunicar.

O perigo do uso de celulares e laptops no ensino fundamental é o de diminuir ou mesmo obstaculizar  o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de dificultar a expressão de ideias, emoções e socialização, por falta de vocabulário capaz de se fazer entender quando relatar uma experiência.

O fenômeno hikikomori, que se refere aos jovens que abandonam qualquer contato social real e mantêm-se isolados em seus quartos, comunicando-se apenas pelas redes sociais, vem se alastrando por todo mundo, assim como a descrição de novos transtornos psicológicos associados à dificuldade de comunicação e socialização. A saída, porém, pode estar um pouco antes do consultório médico ou do psicólogo. Na boa e velha sala de aula.

 

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