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Fausto Matto Grosso: "20 anos atrás"

Ex-secretário estadual de Planejamento, Ciência e Tecnologia de MS

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Vinte anos atrás, nosso estado viveu um momento de ineditismo. Pela primeira vez, após a redemocratização, foi eleito um governador de esquerda no Brasil. Tratava-se de um momento de esgotamento da política tradicional que aqui vinha opondo pedrossianismo e peemedebismo. Venceu a eleição um improvável candidato, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, liderando uma frente eleitoral com o PT, PDT, PPS, PSB e PCdoB, que contou com o apoio de Pedrossian no segundo turno.

Para conquistar e manter o poder, ensina a teoria política, são necessários dois predicados: a liderança intelectual e a liderança moral.  A moral tinha sido atribuída pelas urnas recém-conquistadas. Era necessário apenas alongar o seu prazo de validade. Para o desafio da construção da liderança intelectual, era necessário construir um programa político, amplamente agregador, para promover a coesão do novo bloco político formado na sociedade. 

Esse foi o papel atribuído ao Plano MS 2020 – Cenários e Estratégias de Longo Prazo para Mato Grosso do Sul.
Cenários são fotografias, possíveis, do futuro. São obtidos por combinações de hipóteses sobre as incertezas. Servem para orientar a tomada de decisões no presente, tendo em vista um futuro desejado. 

Em 1999, foram desenhados quatro cenários possíveis para MS em 2020. O Cenário Vôo do Tuiuiú tinha como idéia força o desenvolvimento com integração na economia global, apoiado em um projeto social-liberal; o Cenário Piracema de desenvolvimento com inclusão social como resultado de um projeto social-reformista; o Cenário Rapto do Predador, caracterizado pelo crescimento excludente, resultante de uma política liberal; e o Estouro da Boiada, caracterizado por instabilidade e crise econômica, social e ambiental, o pior dos mundos, resultado de uma descontinuidade crônica de projeto político.

Os quatro cenários foram submetidos à análise de suporte político da sociedade. O Vôo do Tuiuiú tinha apoio majoritário dos atores sociais. O Piracema era o com segundo maior apoio. Vivíamos nacionalmente a hegemonia do PSDB de Fernando Henrique, mas aqui fora vencedora uma coligação de esquerda. Estava posto o dilema da governabilidade e da responsabilidade política. A opção foi a escolha de uma visão de futuro, construída a partir dos pontos convergência entre esses dois cenários de maior aprovação. 

Nosso horizonte utópico, ou visão de futuro foi definida como: “Em 2020  Mato Grosso do Sul será uma sociedade integrada, com justiça social, alicerçada numa economia competitiva em bases tecnológicas modernas e ambientalmente sustentáveis, num quadro político de governabilidade e elevada competência gerencial”. Assim foi definido destino a ser perseguido, afinal, como ensinava Drucker “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

A partir dessa visão de futuro, foram definidas as opções estratégicas, as macro-prioridades, os objetivos e estratégias. Consolidando essas orientações, foi elaborada uma Carteira de Projetos. 

Em complementação, o plano estratégico foi rebatido em oito regiões de planejamento com seus respectivos planos estratégicos regionais, submetidos ao controle de oitos Conselhos Regionais de Desenvolvimento. A elaboração do Plano MS 2020 passou por cada um dos 75 municípios existentes na época. 

No primeiro governo Zeca, o MS 2020 foi uma espécie de cartão de visitas, principalmente quando se falava para investidores, para embaixadores, para visitante ilustres e até quando se falava no exterior.  A propósito, em uma reunião com empresários em São Paulo, o ex-presidente da FIESP, Mário Amato, que havia ameaçado ir para o exterior no caso de uma eventual vitória de Lula, para surpresa geral, afirmou que se o PT fosse o governador de MS, ele o apoiaria para a presidência da República. 

Mas, nem tudo eram rosas. No interior do próprio governo o MS 2020 não era tão unânime assim. Com o fim da aliança política do primeiro governo, o Plano acabou perdendo muito do seu patrocínio.

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Produtos livres de desmatamento nas estratégias da União Europeia

11/04/2024 07h30

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O Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento é um entre vários componentes do Pacto Ambiental Europeu (European Green Deal), que tem como objetivo final atingir neutralidade de emissões de gases de efeito estufa em 2050, com um crescimento econômico livre da exploração excessiva dos recursos naturais e sem deixar ninguém para trás.

Trata-se, portanto, de uma peça dentro de um quebra-cabeça bem mais complexo que visa tornar a Europa um continente sustentável e carbono neutro.

Desde 2019, o Pacto Ambiental Europeu apresenta diretrizes que vão sendo gradativamente regulamentadas, cobrindo de energia renovável a produção de alimentos, passando por transporte e construção civil.

Trata-se de um marco legal abrangente que aborda diversas questões ambientais, incluindo o desmatamento, como parte dos esforços da União Europeia (UE) para um novo modelo de economia verde. 

O regulamento para produtos livres de desmatamento, aprovado em 2023, disciplina as atividades dos importadores europeus que passam a ser responsáveis por garantir que os produtos adquiridos não venham de áreas desmatadas depois de 31 de dezembro de 2020.

As restrições entram em vigor no final de 2024. Os importadores são os responsáveis pela implementação das verificações nos países exportadores, as chamadas “due dilligences”. 

As implicações para o Brasil são significativas, pois a UE é o segundo maior comprador dos nossos produtos agropecuários. Enfrentamos sérios problemas de desmatamento ilegal na floresta amazônica, além de questões fundiários e sociais.

Outro ponto importante é que a legislação europeia não faz distinção do que é considerado desmatamento legal ou ilegal. A normativa claramente se refere a desmatamento em geral. 

Esse ponto vem sendo questionado pelo governo brasileiro, alegando que está acima das exigências legais do ordenamento jurídico do país. Argumenta-se que essa normativa representaria uma forma de barreira não tarifária aos produtos do Brasil.

Entretanto, o argumento contrário é de que a UE tem a prerrogativa de estabelecer os critérios para os produtos que farão parte das suas cadeias de suprimento. E, como o objetivo maior é a redução dos impactos ambientais do consumo dos próprios europeus, nada mais lógico do que exigir que seus fornecedores sigam padrões compatíveis com essa ambição.

Importante notar que há fortes reações ao Pacto Ambiental dentro da própria UE, como vimos recentemente nos diversos protestos de produtores rurais no território europeu.

Embora estejam sensibilizando parte da sociedade e postergando algumas limitações, dificilmente a insatisfação dos produtores europeus ou dos governos fornecedores de produtos agrícolas para a Europa terão força para uma guinada nos objetivos de longo prazo da UE.

Parece haver um sério proposito do continente em mudar completamente suas bases de desenvolvimento, mirando a transição para uma economia mais resiliente e de baixas emissões de gases de efeito estufa.

Ao Brasil cabe o desafio de entender essas normativas e entrar em um processo de negociação sério e embasado na ciência. Ainda há grandes lacunas sobre como serão feitas as verificações do desmatamento e, sobretudo, como serão mapeadas as origens de cada lote de exportação.

Precisaremos acelerar nossos investimentos em rastreabilidade e transparência nos processos produtivos, assim como no aprimoramento de plataformas de monitoramento territorial. Tudo isso em consonância e em estreita colaboração com os importadores e agentes da União Europeia.

Ainda estamos em um momento de discussão e entendimento junto aos agentes europeus de como o novo regulamento será implementado no Brasil. Entende-se que será um processo com aprendizado mútuo e um período de adaptação.

Os entes governamentais têm o papel de catalisar essa discussão entre produtores, processadores e exportadores brasileiros para que estejamos prontos para manter a liderança como fornecedores de produtos agrícolas para a União Europeia. 

 

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Era uma vez em uma escola na Suécia

11/04/2024 07h30

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Depois de anos educando as crianças quase que exclusivamente com recursos digitais, o Ministério da Educação da Suécia começou a perceber alguns sintomas perturbadores nas suas crianças: deficiência na leitura e na compreensão de textos apropriados para a idade, muita dificuldade de escrever e, quando solicitadas, escritas realizadas apenas em caixa alta.

Mas o que mais chamou a atenção foi a percepção de que as crianças também começaram a apresentar dificuldades para expressar o que sentiam, pois lhes faltava vocabulário até mesmo para descrever cenas breves ou relatos de emoções simples.

Muitas dessas manifestações, resultantes da falta de exercício cognitivo e motor, assemelhavam-se a alguns transtornos psicológicos, e não é de se espantar que muitos pais possam ter procurado psicólogos, feito exames ou mesmo ministrado medicamentos, preocupados com a lentidão, o mutismo ou ainda com dificuldade de compreensão de seus jovens filhos.

O governo sueco, diante dessa constatação, resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops, como também incentiva a leitura em voz alta, as rodas de conversa e a prática da escrita - inclusive ditados - com o objetivo de reverter o cenário que se desenhava catastrófico para o futuro.

Crianças que não são estimuladas desde cedo em atividades motoras e intelectuais podem ter dificuldades de desenvolvimento profissional na vida adulta, particularmente em um mundo onde a criatividade e a inovação são realidade em todo lugar. 

No último Pisa, divulgado em 2023, o resultado geral dos jovens estudantes suecos foi de 487, ante 499 registrado na edição anterior, de 2018. Em Matemática, a queda foi de 15 pontos e em Leitura, de 10 pontos.

Suficiente para que fizesse um país sério, como a Suécia, acender as luzes amarelas e buscar compreender as razões dessa perda de energia no aprendizado de seus jovens cidadãos, (para além dos efeitos da covid, que afetou de maneira praticamente igual os países participantes).

Uma das medidas que o governo buscou implementar em todas as escolas - embora na Suécia o programa e as orientações pedagógicas não sejam unificadas como no Brasil - foi: menos celular, menos laptop e mais livro, leitura, escrita e conversa. O básico que, desde mais ou menos cinco séculos atrás, tem orientado a ideia do que é ensinar e aprender.

 Lógico que esta constatação não implica em demonizar o uso de tecnologia em sala de aula, mas de usá-la com sabedoria, de forma que ela ofereça o que, de fato, não é possível conseguir por outros meios.

Mal comparando, é como o hábito de muita gente usar palavras em inglês para se referir a coisas ou situações nas quais já existe uma palavra em português perfeitamente cabível. Esse é o mau uso da língua estrangeira. O que não significa que não se deva aprendê-la e usá-la, muito pelo contrário.

A tecnologia compreende um conjunto de ferramentas e habilidades que deve servir para ampliar nossa capacidade de ler, raciocinar, produzir e nos comunicar. Mas, para isso, precisamos antes saber ler, raciocinar, produzir e nos comunicar.

O perigo do uso de celulares e laptops no ensino fundamental é o de diminuir ou mesmo obstaculizar  o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de dificultar a expressão de ideias, emoções e socialização, por falta de vocabulário capaz de se fazer entender quando relatar uma experiência.

O fenômeno hikikomori, que se refere aos jovens que abandonam qualquer contato social real e mantêm-se isolados em seus quartos, comunicando-se apenas pelas redes sociais, vem se alastrando por todo mundo, assim como a descrição de novos transtornos psicológicos associados à dificuldade de comunicação e socialização. A saída, porém, pode estar um pouco antes do consultório médico ou do psicólogo. Na boa e velha sala de aula.

 

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