Artigos e Opinião

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta quarta-feira: "Sacrifício deve ser para todos"

Confira o editorial desta quarta-feira: "Sacrifício deve ser para todos"

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Na reforma da Previdência, não deve haver distinção, muito menos camarote ou área vip para algumas classes de servidores públicos.

Desde o ano passado, quando a reforma da Previdência começou a ser discutida em âmbito nacional, uma das palavras mais utilizadas por seus propositores e também por aqueles que ficaram na linha de frente das mudanças que alteraram o regime de contribuição da maioria das pessoas foi “sacrifício”. Basta uma simples pesquisa em qualquer buscador da internet com as palavras previdência e sacrifício para se ter ideia da argumentação.

Não há como discordar que se tratou de um sacrifício. De fato, na reforma da Previdência promulgada no mês passado para os trabalhadores do regime geral e também para os servidores federais, algumas classes de contribuintes foram sacrificadas. Outras perderam, mas foram submetidas a perdas menores. Exemplo disso é o que ocorreu com militares, que escaparam da reforma, e com policiais e integrantes do Poder Judiciário, como os magistrados.

Os dicionários da língua portuguesa atribuem vários significados à palavra sacrifício. Imolação, oferenda, oferta à divindade por expiação de culpa, renúncia, privações a que alguém se sujeite em benefício de outrem, custa, esforço e sofrimento. Essas são algumas das definições deste termo de nossa língua, largamente utilizado para tornar mais difícil o pagamento dos benefícios previdenciários e ajudar o poder público a economizar recursos para poder voltar a investir.

É importante destacar que, de fato, reformar a Previdência foi e continua sendo uma necessidade e, só por isso, trata-se de fato de uma tarefa muito custosa. Sobretudo, aos que estão na linha de frente e têm a responsabilidade de tomar alguma atitude: caso dos representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo.

O que não é justo é permitir que os servidores que estão no topo, autoridades providas de boas remunerações, escapem às regras destinadas aos demais cidadãos. Até onde sabemos, pelo menos oficialmente, o Brasil, muito menos Mato Grosso do Sul, não é uma sociedade baseada no sistema de castas.

Os trabalhadores do setor privado, da saúde, da educação e de tantas outras áreas já foram submetidos aos sacrifícios da reforma. Muitos já poupam – ou pelo menos tentam – para ter um pouco mais de conforto para quando chegar a época de aposentar-se. O mesmo deve ocorrer com as autoridades que estão no topo do serviço público e que integram instituições fora do Poder Executivo, até porque a renda mensal de muitos desses cidadãos ultrapassa a casa das dezenas de milhares de reais, valor suficiente para poupar por conta própria visando sua particular previdência.

É preciso que essas autoridades tenham cuidado com o tratamento vertical e desigual que querem impor ao restante dos cidadãos. São os contribuintes que bancam o salário deles. Na reforma da Previdência não deve haver distinção, muito menos camarote ou área vip para alguns.

EDITORIAL

O sistema de transporte faliu?

Mais grave ainda é a ausência, até aqui, de uma participação ativa e contundente de instituições que podem e devem agir de ofício diante de um flagrante caso de interesse público

15/12/2025 07h15

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A crise do transporte coletivo em Campo Grande chegou a um ponto que ultrapassa o desconforto cotidiano do usuário e passa a provocar perplexidade institucional. Um serviço essencial, que garante o direito de ir e vir, simplesmente ameaça parar, enquanto parte das instituições que deveriam atuar na defesa do interesse público assiste a tudo à distância, como se o problema fosse apenas administrativo ou financeiro.

O transporte público não é um favor concedido por concessionários nem um serviço opcional do poder público. Trata-se de uma obrigação legal e constitucional, que deve ser prestada de forma contínua, adequada e eficiente.

Ainda assim, a combinação de atrasos no pagamento de subsídios por parte do Município e crises financeiras alegadas pela concessionária – que, diga-se, precisa ser muito mais transparente sobre sua real situação – resultou na convocação de uma paralisação marcada para hoje.

Esperamos, sinceramente, que ela não ocorra. Mas o simples fato de ser cogitada já é um sinal grave de falência do modelo atual.

Mais grave ainda é a ausência, até aqui, de uma participação ativa e contundente de instituições que podem – e devem – agir de ofício diante de um flagrante caso de interesse público. O silêncio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública causa estranheza.

Estamos falando de um serviço que afeta diretamente milhares de trabalhadores, estudantes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Não há como tratar esse impasse apenas como um conflito contratual entre prefeitura e concessionária.

Essas instituições existem justamente para atuar quando direitos coletivos são ameaçados. Têm instrumentos legais para exigir informações, fiscalizar contratos, mediar soluções e, se necessário, responsabilizar gestores e empresas.

A crise do transporte público é um típico caso em que a atuação preventiva e firme poderia evitar danos maiores à população.

Esperamos, portanto, uma atuação urgente dessas instituições na mediação do impasse, antes que a cidade seja penalizada com a interrupção de um serviço vital. E, se o conflito acabar inevitavelmente judicializado, que o Judiciário aja como deve agir: com celeridade, sensibilidade social e foco no interesse público, e não apenas na letra fria dos contratos.

Afinal, quando um sistema essencial entra em colapso e as instituições se omitem, a pergunta deixa de ser retórica e passa a ser inevitável: o sistema de transporte público faliu ou falharam as instituições que deveriam garantir o seu funcionamento? Instituições existem para funcionar – e precisam fazê-lo de fato, especialmente quando a cidade mais precisa.

ARTIGOS

Às portas do Judiciário - contratos bancários fraudulentos

Embora exista regulamentação para a contratação na modalidade à distância, por resolução do Banco Central, as instituições bancárias e financeiras, em geral, não adotam as diretrizes legais

13/12/2025 07h45

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Após as fraudes praticadas contra aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS terem vindo à tona, cresceu enormemente o número de demandas judiciais que visam ao cancelamento de contratos de empréstimos, principalmente os realizados de forma virtual.

Embora exista regulamentação para a contratação na modalidade à distância, por resolução do Banco Central, as instituições bancárias e financeiras, em geral, não adotam as diretrizes legais, gerando contratos nulos por natureza, os quais acabam sendo invalidados judicialmente.

Tratando-se de situações que envolvem idosos, os atos abusivos praticados pelos bancos provocam, por força do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), maior reprimenda judicial, sendo passível de apuração não só no âmbito cível, como também no criminal, tendo em vista a proteção especial em razão da vulnerabilidade presumida.

Contudo, embora a regra seja clara, temos nos deparado com situações em que vítimas de fraudes têm sofrido não só com os descontos promovidos a título de parcelas mensais não contratadas, como de serviços não autorizados, que torna indigno o valor líquido das aposentadorias, benefícios ou pensões a receber.

Em boa hora, felizmente, o Judiciário tem determinado o cancelamento desses contratos, condenando as instituições que assim atuam não só à restituição dos valores ilegalmente descontados, mas ao pagamento da devida indenização por danos morais, decorrente da lesão causada aos direitos de personalidade, amplamente consagrados na Constituição Federal.

O que atordoa é o percurso que a vítima dessas situações percorre até o momento em que se livra de vez do infortúnio das cobranças.

É que, embora seja cabível, juridicamente, um pedido antecipado de decisão que suspenda os descontos que vão incidindo sobre o já tão comprometido valor a receber, nem sempre esse pleito é concedido ou o é de forma tardia, o que vai pondo a vítima dessas fraudes em situação financeira mais delicada.

O ideal seria que a regra fosse no sentido de se determinar judicialmente a suspensão imediata dos descontos ilegais, já que a parte mais vulnerável (que é sempre o consumidor) não dispõe de meios econômicos para reverter uma situação de miserabilidade a que pode chegar, diferentemente dos afortunados bancos.

No entanto, para que as tutelas judiciais provisórias sejam concedidas, exige-se o preenchimento de requisitos legais mínimos, previstos na Lei Processual Civil, quais sejam: probabilidade do direito; perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo; e reversibilidade dos efeitos da decisão.

Nos casos em que o banco não comprova a pactuação por contrato firmado ou quando a suposta contratação se deu de forma virtual, mas não se comprovou idoneidade da assinatura eletrônica, deve o negócio ser cancelado.

Caso haja comprovação de má-fé por parte do banco, impõe-se a restituição dos valores descontados em dobro. Não se comprovando, entretanto, o que é mais incomum, deve o valor ser restituído na modalidade simples, o que significa devolver somente o valor cobrado.

Para a condenação ao pagamento de indenização por danos morais, entretanto, não se exige nessas situações, por exemplo, que tenha havido negativação do nome da vítima nos serviços de proteção ao crédito, mas a própria má-fé já valida a condenação nesse sentido.

Ainda é árdua a luta dos que sofrem com esses abusos, todavia, a Defensoria Pública é uma forte aliada do consumidor, especialmente os mais vulneráveis.

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