OUTRAS OPINIÕES

Cezar Benevides: "Nossa SBPC"

Professor aposentado da UFMS
27/05/2019 01:00 -


Muitas pessoas perguntam o que é a SBPC. O interesse de descobrir a origem das coisas é algo inerente ao nosso ofício de professores. Sem dúvida, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é uma das instituições mais antigas do Brasil e envolve pesquisadores de todas as áreas. Desta vez, a 71ª Reunião Anual da SBPC, de 21 a 27 de julho de 2019, cujo tema é Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da diversidade e do desenvolvimento social, será realizada em nossa Cidade Universitária. Posso assegurar que a UFMS é, hoje, muito melhor do que quando aqui estive pela primeira vez, em 1985. O que é, afinal, a UFMS? Docentes, técnicos, acadêmicos, bibliotecas, laboratórios, qualidade de ensino de graduação, pós-graduação e, principalmente, um significativo elo de pertencimento com a comunidade local.

Nesta fase, temos objetivos claros e definidos e forte identidade regional. É a primeira vez que estamos abrindo todas as portas para os pesquisadores brasileiros e até internacionais. O conhecimento que o visitante terá da nossa Cidade Universitária e eventualmente de outros campi é uma importante ferramenta para consolidar nossa imagem no Brasil e alhures. Vamos receber bem muitas autoridades federais, estaduais, municipais, internacionais e o grande público em geral. O nosso cerimonial sempre foi de elevado nível. Devemos mencionar que todas as condições locais estão sendo reparadas pela atual gestão dos professores Marcelo Turine e Camila Ítavo. Ambos estão trabalhando para oferecer um serviço de qualidade, e esse esforço tem sido reconhecido pela comunidade. Lembro que o número de acadêmicos cresceu de forma expressiva nos últimos anos e a universidade não está estagnada, apesar das dificuldades circunstanciais. Importante ressaltar que a atual gestão não privilegia a burocracia. 

Os dirigentes estão fazendo opções claras pela busca da qualidade e assumindo responsabilidades. A UFMS está inserida no ciclo informacional contemporâneo e com grande êxito. A reunião da SBPC será um marco histórico. Devemos pensar em tudo o que a essa instituição já fez ao longo de quarenta anos de federalização. Já é plenamente possível ter uma ideia de seu perfil científico. A Faculdade de Ciências Humanas (Fach) recepcionará os visitantes com a Exposição Internacional da Cultura de Violência para a Cultura de Paz: Transformando o Espírito Humano, cedida pela Associação Brasil SGI. 
Temos plena convicção de nossa maturidade institucional para receber nossos visitantes, interessados no compartilhamento de conhecimentos, da melhor forma possível. As portas estarão abertas e o futuro também. Parabéns aos organizadores.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".