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Antonio Carlos Siufi Hindo: "Precisamos urgentemente de estadistas"

Promotor de Justiça aposentado

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O chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América do Norte, Rex Tilerson, em visita a países da América do Sul, excluiu do seu roteiro o nosso país. Esse é o retrato da nossa pobreza política. Uma realidade triste e que não condiz com a nossa grandeza territorial. Com uma população de mais de duzentos milhões de habitantes e um parque industrial de dar inveja a qualquer vizinho, não poderia ser tratado dessa forma. 

Todos os países desejam estabelecer relações de comércio com o Brasil, inclusive os Estados Unidos da América. Mas fica fácil entender a causa da nossa exclusão do roteiro do secretário de Estado. Ela se cinge à prática irresponsável de se fazer política em nossos domínios territoriais. 

Ela afasta os homens de bem dessa prática saudável. Não são palavras sem fundamento que ensejam esse juízo de credibilidade. São os fatos públicos que todos os dias nos cobrem de vergonha que afugentam esses homens das disputas eleitorais. 

A gravação mostrada em rede nacional por todos os veículos televisivos do País mostrando como a deputada federal Cristiane Brasil chegou à Câmara Federal chancela o nosso propósito. Ela não pode ser criticada por essa prática isoladamente. Trata-se de uma regra seguida pela maioria dos postulantes aos cargos eletivos. 

A corrupção, a roubalheira, o analfabetismo e a desinformação do nosso povo fecham as cortinas desse triste espetáculo. Essa novela humilhante seguramente não conhecerá tão cedo o seu fim. Os principais jornais do País publicaram em edições recentes a enxurrada de pré-candidatos à presidência da República nas eleições de outubro. Praticamente todos os partidos políticos regularmente registrados têm seus aspirantes. Alguns com expressão nacional, outros nem tanto. A maioria deles não consegue pontuar nas pesquisas, mas todos apostam na vitória. Algo inacreditável. 

Aqui, começa a ser desenhado o roteiro tormentoso para a escolha do futuro mandatário da nação. Esse quadro de absoluta miséria tem sua justificativa. Ela é cultural. A vida política e institucional do nosso País, desde a independência, sempre resultou tormentosa. O período imperial não deixou nenhum rastro de grandes obras. O seu começo ditou as regras para o encontro com a escuridão. O regime despótico de Pedro I escreveu a nossa primeira Carta Constitucional dissolvendo pela força a nossa Assembleia Constituinte. 

As consequências ruins seriam inevitáveis. Os partidos políticos chancelaram a insensatez imperial. O breu político, já naquela época, afastou o aparecimento de lideranças pujantes. A República, que já vai completar seus 127 anos de existência, teve mais tropeços do que acertos. O seu primeiro período foi perturbado. Conspirações, assassinatos, roubalheiras, interesses condenáveis ditaram as regras de paulistas e mineiros para ocupar o Palácio do Catete. Nada de políticas públicas para beneficiar o conjunto da população. Dinheiro, dinheiro e dinheiro ditavam as regras das negociatas políticas. Nesse quadro horroroso da nossa história, também não se poderia aguardar o surgimento de expressivas lideranças políticas.

Precisou surgir uma revolução sangrenta para apontar o nosso primeiro estadista, Getúlio Dornelles Vargas. Liderança inconteste. Respeitada até os nossos dias. Enfrentou e venceu desafios gigantescos. O rol de realizações de seu governo resulta incontável. 

Um pouco mais à frente, surgiu Juscelino Kubitschek. O desafio de construir Brasília mostrou sua forte liderança. Tinha o respeito da comunidade internacional. Depois desses dois grandes homens públicos não surgiu mais ninguém. Jânio, que poderia entrar para esse festejado rol de estadistas, jogou o País para um abismo de consequências que todos conhecemos. 

Por último, tivemos a personalidade marcante de Tancredo de Almeida Neves. Suas ações bem propositadas no curso da sua vitoriosa carreira política desenhavam as credenciais para ser o novo estadista. Sua morte impediu esse salutar propósito. Ela comoveu o País. O povo, entristecido e em lágrimas, escrevia o respeito grande que nutria pelo político mineiro. 

O povo brasileiro teve de se resignar. São os desígnios de Deus que apontaram para essa direção. A nossa galeria de estadistas continua pequena. Ela não exprime a nossa grandeza territorial, a fertilidade das suas terras e a bravura da sua gente. Temos uma multidão de soldados disciplinados, obedientes e determinados. Precisamos urgentemente de estadistas.

ARTIGO

Produtos livres de desmatamento nas estratégias da União Europeia

11/04/2024 07h30

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O Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento é um entre vários componentes do Pacto Ambiental Europeu (European Green Deal), que tem como objetivo final atingir neutralidade de emissões de gases de efeito estufa em 2050, com um crescimento econômico livre da exploração excessiva dos recursos naturais e sem deixar ninguém para trás.

Trata-se, portanto, de uma peça dentro de um quebra-cabeça bem mais complexo que visa tornar a Europa um continente sustentável e carbono neutro.

Desde 2019, o Pacto Ambiental Europeu apresenta diretrizes que vão sendo gradativamente regulamentadas, cobrindo de energia renovável a produção de alimentos, passando por transporte e construção civil.

Trata-se de um marco legal abrangente que aborda diversas questões ambientais, incluindo o desmatamento, como parte dos esforços da União Europeia (UE) para um novo modelo de economia verde. 

O regulamento para produtos livres de desmatamento, aprovado em 2023, disciplina as atividades dos importadores europeus que passam a ser responsáveis por garantir que os produtos adquiridos não venham de áreas desmatadas depois de 31 de dezembro de 2020.

As restrições entram em vigor no final de 2024. Os importadores são os responsáveis pela implementação das verificações nos países exportadores, as chamadas “due dilligences”. 

As implicações para o Brasil são significativas, pois a UE é o segundo maior comprador dos nossos produtos agropecuários. Enfrentamos sérios problemas de desmatamento ilegal na floresta amazônica, além de questões fundiários e sociais.

Outro ponto importante é que a legislação europeia não faz distinção do que é considerado desmatamento legal ou ilegal. A normativa claramente se refere a desmatamento em geral. 

Esse ponto vem sendo questionado pelo governo brasileiro, alegando que está acima das exigências legais do ordenamento jurídico do país. Argumenta-se que essa normativa representaria uma forma de barreira não tarifária aos produtos do Brasil.

Entretanto, o argumento contrário é de que a UE tem a prerrogativa de estabelecer os critérios para os produtos que farão parte das suas cadeias de suprimento. E, como o objetivo maior é a redução dos impactos ambientais do consumo dos próprios europeus, nada mais lógico do que exigir que seus fornecedores sigam padrões compatíveis com essa ambição.

Importante notar que há fortes reações ao Pacto Ambiental dentro da própria UE, como vimos recentemente nos diversos protestos de produtores rurais no território europeu.

Embora estejam sensibilizando parte da sociedade e postergando algumas limitações, dificilmente a insatisfação dos produtores europeus ou dos governos fornecedores de produtos agrícolas para a Europa terão força para uma guinada nos objetivos de longo prazo da UE.

Parece haver um sério proposito do continente em mudar completamente suas bases de desenvolvimento, mirando a transição para uma economia mais resiliente e de baixas emissões de gases de efeito estufa.

Ao Brasil cabe o desafio de entender essas normativas e entrar em um processo de negociação sério e embasado na ciência. Ainda há grandes lacunas sobre como serão feitas as verificações do desmatamento e, sobretudo, como serão mapeadas as origens de cada lote de exportação.

Precisaremos acelerar nossos investimentos em rastreabilidade e transparência nos processos produtivos, assim como no aprimoramento de plataformas de monitoramento territorial. Tudo isso em consonância e em estreita colaboração com os importadores e agentes da União Europeia.

Ainda estamos em um momento de discussão e entendimento junto aos agentes europeus de como o novo regulamento será implementado no Brasil. Entende-se que será um processo com aprendizado mútuo e um período de adaptação.

Os entes governamentais têm o papel de catalisar essa discussão entre produtores, processadores e exportadores brasileiros para que estejamos prontos para manter a liderança como fornecedores de produtos agrícolas para a União Europeia. 

 

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ARTIGO

Era uma vez em uma escola na Suécia

11/04/2024 07h30

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Depois de anos educando as crianças quase que exclusivamente com recursos digitais, o Ministério da Educação da Suécia começou a perceber alguns sintomas perturbadores nas suas crianças: deficiência na leitura e na compreensão de textos apropriados para a idade, muita dificuldade de escrever e, quando solicitadas, escritas realizadas apenas em caixa alta.

Mas o que mais chamou a atenção foi a percepção de que as crianças também começaram a apresentar dificuldades para expressar o que sentiam, pois lhes faltava vocabulário até mesmo para descrever cenas breves ou relatos de emoções simples.

Muitas dessas manifestações, resultantes da falta de exercício cognitivo e motor, assemelhavam-se a alguns transtornos psicológicos, e não é de se espantar que muitos pais possam ter procurado psicólogos, feito exames ou mesmo ministrado medicamentos, preocupados com a lentidão, o mutismo ou ainda com dificuldade de compreensão de seus jovens filhos.

O governo sueco, diante dessa constatação, resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops, como também incentiva a leitura em voz alta, as rodas de conversa e a prática da escrita - inclusive ditados - com o objetivo de reverter o cenário que se desenhava catastrófico para o futuro.

Crianças que não são estimuladas desde cedo em atividades motoras e intelectuais podem ter dificuldades de desenvolvimento profissional na vida adulta, particularmente em um mundo onde a criatividade e a inovação são realidade em todo lugar. 

No último Pisa, divulgado em 2023, o resultado geral dos jovens estudantes suecos foi de 487, ante 499 registrado na edição anterior, de 2018. Em Matemática, a queda foi de 15 pontos e em Leitura, de 10 pontos.

Suficiente para que fizesse um país sério, como a Suécia, acender as luzes amarelas e buscar compreender as razões dessa perda de energia no aprendizado de seus jovens cidadãos, (para além dos efeitos da covid, que afetou de maneira praticamente igual os países participantes).

Uma das medidas que o governo buscou implementar em todas as escolas - embora na Suécia o programa e as orientações pedagógicas não sejam unificadas como no Brasil - foi: menos celular, menos laptop e mais livro, leitura, escrita e conversa. O básico que, desde mais ou menos cinco séculos atrás, tem orientado a ideia do que é ensinar e aprender.

 Lógico que esta constatação não implica em demonizar o uso de tecnologia em sala de aula, mas de usá-la com sabedoria, de forma que ela ofereça o que, de fato, não é possível conseguir por outros meios.

Mal comparando, é como o hábito de muita gente usar palavras em inglês para se referir a coisas ou situações nas quais já existe uma palavra em português perfeitamente cabível. Esse é o mau uso da língua estrangeira. O que não significa que não se deva aprendê-la e usá-la, muito pelo contrário.

A tecnologia compreende um conjunto de ferramentas e habilidades que deve servir para ampliar nossa capacidade de ler, raciocinar, produzir e nos comunicar. Mas, para isso, precisamos antes saber ler, raciocinar, produzir e nos comunicar.

O perigo do uso de celulares e laptops no ensino fundamental é o de diminuir ou mesmo obstaculizar  o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de dificultar a expressão de ideias, emoções e socialização, por falta de vocabulário capaz de se fazer entender quando relatar uma experiência.

O fenômeno hikikomori, que se refere aos jovens que abandonam qualquer contato social real e mantêm-se isolados em seus quartos, comunicando-se apenas pelas redes sociais, vem se alastrando por todo mundo, assim como a descrição de novos transtornos psicológicos associados à dificuldade de comunicação e socialização. A saída, porém, pode estar um pouco antes do consultório médico ou do psicólogo. Na boa e velha sala de aula.

 

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