quinta, 19 de julho de 2018

Estudo

Zinco pode ser benéfico contra resfriados, diz estudo

18 FEV 2011Por Diário da Saúde00h:59

Tomar zinco em forma de xarope ou comprimidos pode diminuir a gravidade e a duração dos resfriados comuns.

O estudo, publicado na Cochrane Reviews, afirma que a administração de zinco até um dia depois do início dos sintomas do resfriado acelera a recuperação.

A Cochrane Reviews publica consolidações de várias pesquisas sobre o mesmo tempo, em que uma equipe revisa os estudos e verifica se é possível chegar a uma conclusão geral.

A substância também pode ajudar na prevenção dos resfriados, afirmam os autores do estudo, que inclui informações de 15 testes feitos com 1.360 pessoas.

Benefícios do zinco

Os autores do estudo afirmam que o zinco pode encobrir os vírus do resfriado e impedi-los de entrar no organismo por meio da mucosa do nariz.

O zinco também aparentemente impede o vírus de se duplicar, pelo menos nos testes de laboratório, além de auxiliar o sistema imunológico e reduzir as reações desagradáveis do corpo à infecção.

Em um período de sete dias, a maioria dos pacientes que tomaram zinco a cada duas horas ficaram livres dos sintomas, se comparados com aqueles que tomaram placebos.

Já as crianças que tomaram 15 mg de zinco em forma de xarope ou comprimidos por cinco meses ou mais pegaram menos resfriados e ficaram menos tempo fora da escola.

Leia Também