segunda, 23 de julho de 2018

PRÓXIMO MANDATO

Youssif está de olho na vaga de Marun na Assembleia Legislativa

15 DEZ 2010Por Lidiane Kober05h:10

De olho em seguir na Assembleia Legislativa a partir de 2011, o deputado Youssif Domingos (PMDB) questionou ontem a Mesa Diretora sobre as regras para convocar suplentes. A dúvida surgiu depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) conceder liminar abrindo caminho para suplente de deputado de Rondônia assumir vaga do titular do mesmo partido. Até então, ficaria com o cargo o primeiro-suplente da coligação e não da mesma legenda.

Youssif saiu das eleições de outubro sem a garantia de mais um mandato. Ele é o segundo-suplente da Coligação Amor, Trabalho e Fé I. Na frente dele, figura o deputado Professor Rinaldo (PSDB). Daí o motivo do questionamento do peemedebista, ou seja, tudo indica que o deputado Carlos Marun (PMDB) seguirá no comando da Secretaria de Habitação, abrindo caminho para um suplente assumir sua vaga na Assembleia.

Divergências
Pelo entendimento de Youssif, levando em conta a liminar do STF, ficaria com o cargo o primeiro-suplente do partido e não da coligação. Por outro lado, Rinaldo defende que o decisão do STF refere-se apenas a casos de renúncia e não de licença, ou seja, a situação de Marun.

"O Rinaldo assume a vaga do Marun, depois um deputado tucano renuncia para se candidatar a prefeito, em 2012, e o PSDB alega que a vaga é do partido e não do Youssif, por isso, quero saber as regras do jogo", explicou Youssif.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PSDB), por sua vez, disse ao peemedebista que a resposta ao questionamento caberá à próxima Mesa Diretora. (LK)

Leia Também