Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Wikipédia pede que personalidades doem amostras de voz para o site

Wikipédia pede que personalidades doem amostras de voz para o site
28/01/2014 01:00 - olhardigital


A Wikipédia teve a ideia de pedir que personalidades citadas no site gravem uma pequena amostra de suas vozes, assim, quem consultar a página saberá como pronunciar o nome do pesquisado do jeito certo.

Um dos primeiros a contribuir com a novidade foi o ator e comediante Stephen Fry, e graças à colaboração da BBC nomes como o do criador da web, Tim Berners-Lee, e de Aung San Suu Kyi, já têm suas vozes por lá.

Pela primeira vez, a emissora licenciou abertamente seu conteúdo, permitindo que se extraia parte dos programas para obter exemplos de voz.

Os editores da Wikipédia Andy Mabbett e Andrew Gray são as duas pessoas por trás da ideia, que foi batizada de WikiVIP. Qualquer pessoa que esteja citada no site pode enviar uma amostra de voz - não precisa ser em inglês. Para saber mais, clique aqui.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.