sábado, 21 de julho de 2018

INFORMAÇÃO

Wikipedia: 10 anos a escrever o mundo sem ponto final

16 JAN 2011Por TVI2404h:57

A Wikipedia comemorou  neste sábado dez anos de existência. Foi a 15 de Janeiro que os norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sangre se lançaram na aventura de criar esta enciclopédia online que conta com o contributo de internautas de todo o mundo para crescer e actualizar-se à velocidade do instante.

Com mais de 17 milhões de artigos em todo o mundo em nada mais, nada menos do que 270 línguas, a Wikipedia tem feito e escrito história. O português é o oitavo idioma com maior incidência no site, com cerca de 667 mil artigos.

A líder - e pioneira - é a Wikipedia em inglês que conta já com mais de 3,5 milhões de textos. Segue-se a língua alemã e a francesa.

A cada mês que passa, este site - que tem conseguido sobreviver sem publicidade - recebe 400 milhões de visitas.

O projecto foi crescendo, crescendo e já conta os associados Wikiquote (uma colecção de citações), Wikisource (documentos originais livres), Wikcionário (um dicionário online de várias línguas), Wikimedia Commons (imagens, sons e vídeos), Wikispecies (um directório de espécies), Wikiversidade (um centro ilimitado de aprendizagem), wikinotícias (fonte de notícias livres) e wikilivros (livros e manuais livres).

Para comemorar este aniversário, desenvolveram-se 300 iniciativas nos quatro cantos do planeta. Por cá, foi em Lisboa que se deram os parabéns à Wikipedia. No Instituto Superior Técnico, assistiu-se a um documentário e a uma palestra sobre este fenómeno da Internet, que integra o top5 link externo dos sites mais visitados no mundo.

Leia Também