A edição italiana da revista Vogue lançou uma campanha para acabar com sites pró-anorexia. A informação foi publicada no site do jornal britânico "Guardian".
"Há milhares desses sites e blogs que não apenas apoiam este mal, como estimulam a competição sobre forma física entre as jovens", disse Franca Sozzani, editora-chefe da Vogue Itália.
Em seu blog, ela anunciou uma petição em que pede uma legislação para fechar esses sites. Sozzani disse que eles "fornecem uma espécie de confessionário aberto, apoiando aqueles que são incapazes de cuidar de si mesmos ao longo de uma estrada que só pode levar à morte".
As trágicas consequências da anorexia nervosa foram destaque em novembro passado, quando a modelo francesa Isabelle Caro morreu aos 28 anos de idade. Caro posou para um cartaz antianorexia, em uma fotografia de choque tirada pelo fotógrafo italiano Oliviero Toscani.
A campanha não é a primeira iniciativa da Vogue na área de transtornos alimentares. Em 2009, a editora da Vogue britânica, Alexandra Shulman, acusou estilistas de enviar roupas cada vez menores para fotos de revistas de moda, obrigando-os a contratar modelos "com ossos salientes e sem seios ou quadris".
A intervenção provocou críticas à publicação, argumentando que as imagens promovidas estavam entre as razões da propagação de anorexia, bulimia e outros distúrbios semelhantes.
"Tenho certeza que eles vão dizer o mesmo sobre mim, mas você não pode ser influenciado a não fazer algo sobre o que está acontecendo", disse Sozzani.
A web está cheia dos chamados sites pró-anorexia. Muitos negam que promovem desordens alimentares, afirmando que seu objetivo é oferecer apoio para os anoréxicos e bulímicos.
"A anorexia pode ser uma atividade prejudicial. Nós não incentivamos essa atividade", disse um deles. Mas ele inclui uma página de "faça" e "não faça", entre os quais o primeiro é: "Você ficará GORDA se comer hoje. Basta ficar mais um dia em jejum."
A influência exercida pelo mundo da moda é evidente. O site citado anteriormente, "Thinspiration Ana", aconselha as leitores a "recortar fotos das suas modelos favoritas e sempre leve uma com você. Quando estiver com fome, olhe para a imagem."
Sozzani disse que os devotos de moda não entenderam que "as modelos na maioria dos casos são naturalmente magras porque são muito jovens e ainda não estão completamente desenvolvidas".
Na questão prática de como os sites podem ser removidos, ela disse: "A Itália pode bloquear sites estrangeiros. Mas o que queremos é que esse ato sirva como um trampolim para uma campanha muito mais ampla."