Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

Clássicos

Vivaldi inspira bailarinos

20 OUT 2010Por oscar rocha00h:05



Um dos clássicos da música universal, “As quatro estações”, de Vivaldi, é o mote de espetáculo de dança que reúne cerca de 160 bailarinos de várias faixas etárias. “Quatro”, nome da produção, é a 13ª montagem do Projeto Dançar, iniciativa mantida pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, sob a coordenação da Ginga Cia de Dança. “Inicialmente, fazíamos espetáculos com coreografias ‘quebradas’, sem uma unidade temática, mas de alguns anos para cá resolvemos trabalhar com um tema específico. Com isso, possibilitamos aos alunos entrarem em contato com informações que normalmente estão distantes do dia a dia deles”, explica o coordenador do projeto, Chico Neller.
Em 2007, os bailarinos entraram no mundo da música sul-mato-grossense com seus ícones e clássicos. No ano seguinte, foi a vez da bossa-nova. “Fizemos coreografias com aquelas canções marcantes do gênero. Em 2009, o espetáculo foi ‘Muitas paixões”, colocando em destaque as obras de compositores importantes da música brasileira. Normalmente, esse tipo  de música, que é lindíssima, não é destacada na dança. O que fizemos foi isso, foi colocá-las em várias coreografias”.
A ideia este ano é apresentar o universo da música de concerto às crianças e adolescentes. A escolha recaiu sobre uma obra que tenha apelo popular. “‘As quatro estações’ , de Vivaldi, é bastante utilizada em comercias de televisão, que vendem desde sabonete até lingerie. “Por isso, ficou fácil trabalhar com eles”.

Leia Também