Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

CAMPEONATO BRASILEIRO

Vitória em casa dá o título ao Fluminense

5 DEZ 2010Por Rio de Janeiro00h:00

O jogo mais importante para o Fluminense acontecerá hoje, às 16h (MS), contra o Guarani no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Uma simples vitória dará ao Tricolor, que lidera com 68 pontos, o título que não conquista desde 1984. A tarefa nem se desenha muito complicada, pois o Bugre, que tem apenas 37 pontos, foi rebaixado matematicamente após perder por 3 a 0 para o Grêmio no fim de semana passado.

Caso, mesmo assim, o Fluminense tropece, terá que torcer para que o Corinthians, que tem 67 pontos e visita o Goiás, e o Cruzeiro, que soma 66 pontos e recebe o Palmeiras, não vençam seus confrontos.

Muricy Ramalho, técnico do Fluminense, pediu aos seus jogadores que tenham o máximo de tranquilidade dentro de campo. A torcida, que esgotou em poucas horas os pouco mais de trinta mil ingressos colocados à venda, com toda a certeza vai empurrar a equipe para o ataque, mas o treinador passou toda a semana tentando tirar a ansiedade de seus comandados.

Os jogadores do Fluminense concordam com o que foi dito pelo comandante. O atacante Emerson, um dos mais experientes do atual plantel, pediu que seus companheiros controlem essa ansiedade, que ele mesmo admitiu estar sentindo. "Claro que estou ansioso, como acredito que todos os jogadores do Fluminense também estão passando por esse momento. Mas não podemos confundir as coisas e colocar tudo a perder", disse Emerson.

Para este compromisso, Muricy Ramalho não poderá contar com o meia brasileiro naturalizado português Deco, vetado por conta de uma lesão na coxa direita. Tartá, que seria o substituto natural, está suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido na vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras. Com isso, o treinador vai improvisar o lateral esquerdo Julio Cesar, que terá a missão de ajudar o argentino Darío Conca na criação de jogadas.

Pelo lado do Guarani, o técnico Vágner Mancini promete que sua equipe vai se empenhar para vencer esta partida, mesmo com o elenco estando abatido pelo rebaixamento. A possibilidade de uma "mala branca", o famoso doping financeiro, que seria enviada pelo Corinthians e pelo Cruzeiro, foi minimizada pelos jogadores do Guarani, que prometem empenho não em troca de recompensa, mas apenas pelo profissionalismo.

O lateral-esquerdo Fabiano vai entrar na equipe porque Márcio Careca será improvisado no meio de campo, ocupando a vaga de Baiano, suspenso. Outros dois jogadores suspensos são os atacantes Mazola e Reinaldo, o que vai fazer Mancini apostar em um ataque juvenil, composto por Douglas e Pablo.

Leia Também