Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DOENÇA

Vírus da gripe suína circula na Capital, alerta Secretaria de Saúde

Vírus da gripe suína circula na Capital, alerta Secretaria de Saúde
16/06/2012 00:02 - ANAHI ZURUTUZA


Embora tenham viajado no mês passado, os dois jovens que tiveram a gripe A (H1N1) e morreram esta semana em Campo Grande pegaram a doença na Capital. De acordo com a diretora-substituta de Vigilância em Saúde, Erci Hirota, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) descartou a possibilidade dos paciente terem contraído a doença em outros estados porque os dois só apresentaram os sintomas muito depois de terem retornado de viagem. Depois de entrar em contato com o vírus causador da gripe suína, a doença leva somente de três a cinco dias para provocar os primeiros sintomas.

André Santos Froes, 27 anos, morreu na esegunda-feira (11) na Santa Casa de Campo Grande, após quase um mês internado. Segundo o que apurou a Sesau para traçar o perfil epidemiológico do rapaz, ele esteve no início de maio em Santa Catarina. Apesar de jovem, Froes era obeso e hipertenso, problemas de saúde que agravaram a situação do rapaz.

Um outro jovem, também de 27 anos, morreu no domingo no Hospital da Unimed. Ele não tinha doenças crônicas, mas não respondeu ao tratamento, segundo Erci Hirota. Ele informou à Sesau que no início de maio esteve no Paraguai.

Leia mais no jornal Correio do Estado.
 

Felpuda


Em uma das eleições em MS, candidato já oficializado na convenção corria o trecho para conquistar os eleitores. Mal sabia, porém, que time do seu partido e de aliados estava tramando sua derrubada para emplacar substituto que teria mais votos. Por muito pouco, o dito-cujo não foi guilhotinado, conseguindo salvar o pescoço. Agora tudo indica que o mesmo processo estaria em andamento e seria mais fácil, pois a “vítima” desta vez ainda é só pré-candidato. Dizem que a “turma da trairagem” tem know-now no assunto.