Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Atendimento

Vicentina recebe Ônibus da Saúde amanhã

14 FEV 2014Por Notícias MS10h:23

Há mais de dois anos realizando atendimentos no interior do Estado, o programa de prevenção da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), “Ônibus da Saúde”, estaciona em Vicentina, município distante 251 da Capital, amanhã (15). A maior estrutura de prevenção ao câncer do País é equipada com uma superestrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos.

Quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

O câncer do colo de útero é o terceiro mais comum em mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram cerca de 18 mil casos novos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.

Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache, salientando que se detectada a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame anualmente”.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.

Serviço
O Ônibus da Saúde estaciona sábado (15), a partir das 7h, na Rua Rainha dos Apóstolos, 270, na Unidade Básica de Saúde do município, conhecida como "Postão Central".

Leia Também