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4ª seguida

Vettel vence GP da Espanha de Fórmula 1

22 MAI 2011Por g109h:51

Com a maior zona de ultrapassagem da temporada até agora, com 830 metros, parecia que o GP da Espanha seria a festa para das asas móveis. Mas isso não se concretizou na corrida. Com mais trocas de posições nos boxes do que na pista, Barcelona viu algumas ultrapassagens a mais, mas poucas realmente relevantes. Com uma tática perfeita, Sebastian Vettel superou os rivais e chegou à sua quarta vitória em cinco corridas em 2011. O alemão da RBR ainda resistiu à forte pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas. O inglês da McLaren acabou na segunda posição.

Com uma estratégia de uma parada a menos, Jenson Button superou até uma péssima largada, quando caiu para décimo. O inglês fez algumas ultrapassagens, mas conservou bem os pneus e subiu para a terceira posição no fim da corrida. O piloto da McLaren completou o pódio, à frente do australiano Mark Webber, da RBR, o quarto colocado. Fernando Alonso, da Ferrari, teve um bom início, assumiu a ponta, só que teve problemas com os pneus na parte final da prova. Ele terminou em quinto.

 

A corrida

Com Webber na pole e Vettel em segundo, o GP da Espanha parecia que veria mais um domínio dos carros da RBR. Mas a largada se encarregou de mudar este panorama. Alonso, que estava na quarta posição do grid, saltou muito bem, aproveitou a disputa entre o alemão e o australiano, se espremeu pelo lado de dentro e assumiu a liderança da corrida. Webber caiu para terceiro ao ser superado pelo companheiro e líder do campeonato. Hamilton ficou em quarto e Massa caiu para 10º, mas voltou para oitavo ainda na primeira volta.

Ao contrário do que se esperava, Alonso conseguiu se manter em primeiro por mais de uma volta, já que a asa móvel não fazia tanto efeito na reta dos boxes para as ultrapassagens. Mais atrás, Button largou com uma estratégia diferente e caiu para décimo, mas iniciou sua recuperação ao passar Sebastien Buemi na quinta volta. O inglês pressionou Massa e o superou em seguida.

Na frente, os quatro primeiros - Alonso, Vettel, Webber e Hamilton - estavam separados por apenas dois segundos e meio. Com o alto desgaste dos pneus macios, a primeira rodada de pit stops começou cedo, na décima volta, com o alemão da RBR. Os outros ponteiros entraram nas voltas seguintes, enquanto Vettel superava Button e Rosberg na pista para ganhar tempo.

Após os primeiros pit stops, Alonso mantinha a liderança, seguido por Vettel, Hamilton e Webber, que foi superado pelo inglês nos boxes. Button foi o último dos ponteiros a parar, na 15ª volta, por causa de sua tática de apenas três paradas. No retorno à pista, ele já superou Schumacher e assumiu a quinta posição, se posicionando bem para tentar um pódio em Barcelona.

Vettel foi o primeiro dos ponteiros a fazer a segunda parada, na 18ª. A intenção da RBR era tentar fazer o alemão evitar o tráfego no retorno à pista. E deu certo: quando Alonso e Webber pararam na passagem seguinte, o alemão superou ambos e ficou bem para assumir a liderança da prova. Enquanto isso, Hamilton se mantinha na liderança andando rápido, para tentar não perder terreno para Vettel. Entretanto, o alemão começou a andar um segundo melhor e o inglês parou na 26ª.

Nesta altura da corrida, Massa andava na décima posição, após superar Paul di Resta, da Force India. O brasileiro não tinha um bom rendimento nesta altura da corrida. Barrichello, após uma largada ruim e um péssimo pit stop da Williams no início, estava nas últimas posições, disputando contra os carros de Lotus, MVR e Hispania.

A partir da 30ª volta, os ponteiros entraram novamente para a terceira rodada de pit stops e a ordem permaneceu inalterada, com Vettel em primeiro e Hamilton em segundo. Alonso, em terceiro, e Webber, em quarto, duelavam pela posição enquanto Button se aproximava perigosamente. Na 36ª passagem, o inglês da McLaren superou os dois: o australiano na reta dos boxes, com a asa móvel e o espanhol no miolo, se aproveitando dos pneus em melhor estado.

Com problemas de pneus, Alonso parou na 40ª volta para fazer um longo trecho final de prova com os pneus duros. O espanhol caiu para a quinta posição, mas com uma boa vantagem para os demais. Mesmo com um menor rendimento, o espanhol tentava se manter na pista por 26 voltas.

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