Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Segurança

Vereadores aprovam detectores de metal em escolas em MG

13 MAI 2011Por FOLHA19h:00

A Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte (MG) aprovou na quinta-feira (12) um projeto de lei que obriga as escolas municipais com mais de 500 alunos por turno a instalar detectores de metal.

O projeto --aprovado em segundo turno-- é de autoria do vereador Cabo Júlio (PMDB-MG).

Se passar pela sanção do prefeito, todas as pessoas que entrarem essas escolas deverão passar por detectores. Se for identificada alguma "irregularidade", uma inspeção visual deverá ser feita nos pertences.

De acordo com o autor do projeto, "o massacre do Rio de Janeiro [quando um homem invadiu uma escola no bairro do Realengo e matou 12 crianças] deu visibilidade a um problema que já existe. Aqui, em Belo Horizonte, chama a atenção a apreensão de armas nas escolas".

Ele disse ainda que a ideia é proteger os próprios alunos. Questionado se a medida não vai gerar constrangimento, o vereador afirmou que "ainda que haja um constrangimento em um primeiro momento, o prejuízo é menor do que se uma pessoa for morta em sala de aula".

Uma emenda ao projeto foi apresentada estabelecendo que os recursos necessários à instalação dos detectores fossem obtidos do fundo de educação municipal. A Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara rejeitou a proposta.

Leia Também