Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

varejo nacional

Vendas no comércio de MS ficam abaixo da média

15 MAR 11 - 17h:08DA REDAÇÃO

As vendas do comércio varejista registraram crescimento no primeiro mês do ano, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional ficou em 8,3% e a de Mato Grosso do Sul, em 5,3%.

Segundo o estudo, o aumento das comercializações foi de 1,2% frente a dezembro passado e de 8,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com o resultado mensal, o setor completa nove meses consecutivos de taxas positivas nas vendas.

Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 10,7%. Já a receita nominal cresceu 1,1% no mês, 13,3% na comparação com janeiro do ano passado e 14,5% nos últimos 12 meses.

Por segmento
Dentre os segmentos que foram destaques naquele mês estão Móveis e eletrodomésticos, cujo aumento das vendas foi de 2,7% na comparação com dezembro e de 19,1% frente a janeiro de 2010.

O grupo Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou avanço nas vendas de 1,2%, frente ao mês imediatamente anterior. Na comparação anual, houve aumento de 4,2% nos negócios.

Por sua vez, o conjunto Material de construção elevou em 1,1% as vendas no mês de janeiro. Frente ao mesmo período do ano passado, houve alta de 16,5%

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com alta mensal de 0,5% e anual de 12,7%; bem como Tecidos, vestuário e calçados (alta de 0,5% no mês e de 9,8% no ano); e Combustíveis e lubrificantes (0,3% no mês e 6,3% no ano) fecham a lista.

Em contrapartida, Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,5%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,1%); e Veículos e motos, partes e peças (-7,1%) registraram queda na comparação mensal.


Com informações do Infomoney

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR na Arena da Baixada
BRASILEIRÃO

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes
ESTACIONAMENTO

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes

Senado aprova MP da Liberdade Econômica sem previsão de trabalho aos domingos
BRASIL

Senado aprova MP sem previsão de trabalho aos domingos

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte
VAZA JATO

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte

Mais Lidas