Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

BALANÇO

Vendas de tablets crescem 68% em 2013

4 MAR 14 - 00h:00FOLHAPRESS

As vendas globais de tablets atingiram 195,4 milhões de unidades em 2013, o que representou um crescimento de 68% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento da consultoria Gartner.

A companhia americana liderou o mercado com a produção de seus aparelhos, mas seu sistema operacional iOS perdeu o primeiro lugar para os dispositivos com o sistema Android, do Google.

De acordo com a consultoria, a participação de mercado da Apple baixou de 52,8% em 2012 para 36% no ano passado, embora em número de iPads, a companhia tenha registrado um crescimento em vendas de 14,5%, para 70,4 milhões de unidades.

A segunda fabricante em vendas de tablets foi a sul-coreana Samsung, com 37,4 milhões de unidades vendidas e participação de mercado de 19,1%, ante uma participação de 7,4% no ano anterior.

A terceira colocada foi a taiwanesa Asus, com 11,04 milhões de unidades vendidas e 5,6% de participação, ante 5,4% em 2012.

Em seguida estão a Amazon (dona do Kindle Fire), com 4,8% de participação, e a Lenovo, com 3,3%. Em relação aos sistemas operacionais, os aparelhos com o Android lideraram o mercado, com 61,9% de participação. As vendas desses dispositivos aumentaram 126,8% em 2013, chegando a 121 milhões de unidades.

Em 2012, as vendas de tablets com Android representavam 45,8% do mercado. Em segundo lugar no ano passado ficaram os tablets da Apple, com o sistema operacional iOS, com 36% de participação, ante 52,8% em 2012. As vendas de tablets com o sistema operacional Windows, da Microsoft, cresceram 247%, chegando a 4,03 milhões de unidades vendidas.

A participação do sistema da Microsoft chegou a 2,1% do mercado global, ante 1% em 2012. Na avaliação de Roberta Cozza, diretora de pesquisas do Gartner, 2013 foi um ano de disseminação nas vendas de tablets e a oferta de aparelhos a preços acessíveis foi o principal fator para o sucesso das vendas.

Para 2014, ela considera que será crucial para os fabricantes desenvolver novos aplicativos e funções que tornem seus tablets diferenciados, de forma a fidelizar suas marcas e melhorar margens de lucro.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ARTIGO

Ângela Maria Costa: "A falácia da participação popular"

Integrante do Conselho Municipal de Educação
OPINIÃO

João Badari: "Concessão de aposentadoria poderá ficar mais difícil"

Advogado

Felpuda

EDUCAÇÃO

Ensino superior a distância tem mais vagas do que o presencial

É o que revela Censo da Educação Superior divulgado hoje

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião