Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

veículos

Vendas caem com fim de versões antigas

8 MAR 14 - 11h:30FOLHAPRESS

Com as aposentadorias do Gol G4 e do Uno Mille, as vendas dos dois modelos líderes de mercado encolheram, em média, 30% no mês passado. O compacto da VW foi o que sofreu a maior queda. Passou de 21,6 mil emplacamentos em janeiro para 14 mil em fevereiro. Nem a chegada do subcompacto Up! (2.115 unidades) foi suficiente para cobrir o "buraco", já que o novato ainda ganha escala de produção. Já o Fiat viu suas vendas caírem no período de 13,6 mil unidades para 10,4 mil. Mas a montadora, para não perder o posto de carro mais barato do país, assim que aposentou o Mille, reposicionou o Palio Fire, que agora parte de R$ 24.790. O Mille e o Gol G4 saíram de linha por não possuírem airbag e ABS de série, obrigatórios por lei desde o início do ano. Suas vendas eram somadas às das versões mais modernas de seus respectivos modelos.

O encolhimento das vendas, porém, foi generalizado. Dos 20 carros mais comercializados do país, mais da metade teve a procura reduzida. Segundo Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave (associação das concessionárias), muitos consumidores anteciparam a compra em janeiro para aproveitar as últimas unidades em estoque com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido. Mesmo assim, foram emplacados em fevereiro 245,9 mil automóveis e comerciais leves, alta de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o saldo também é positivo (5%). As grande surpresas entre os mais vendidos foram as picapes compactas. A Fiat Strada, que ganhou opção de cabine dupla com três portas, foi o segundo automóvel do ranking, com 13,4 mil emplacamentos -apenas 612 unidades a menos que o líder VW Gol.

A VW Saveiro subiu uma posição na lista, passando a 12º, e a Chevrolet Montana, em 20º, foi o modelo que apresentou o maior crescimento comercial da pelotão (+23%).
No segmento dos hatches médios, o destaque de fevereiro foi o Focus (1.988 unidades), que ultrapassou o VW Golf (1.665) e o Chevrolet Cruze (1.340). Entre as montadoras, a Fiat mantém a liderança (22,2%), seguida por VW (17,9%), Chevrolet (17,7%), Ford (9,2%), Renault (6,8%) e Hyundai (6,4%).
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de Avenida Brasil na Globo
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de Avenida Brasil na Globo

Conheça as novas tendências de cuidados para a pele
SKINCARE

Conheça as novas tendências de cuidados para a pele

SAÚDE

Alerta: Doenças graves sob risco de pandemias globais

Dia da Oportunidade atrai mais de 200 visitantes em Bataguassu
INFORME PUBLICITÁRIO

Dia da Oportunidade atrai mais de 200 visitantes em Bataguassu

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião