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Venda em alta de picape mostra que EUA ainda preterem carros 'verdes'

Venda em alta de picape mostra que EUA ainda preterem carros 'verdes'

FOLHA PRESS

19/01/2014 - 13h00
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A Ford fez sua apresentação à imprensa em Detroit na Joe louis Arena, estádio do Red Wings, time de hóquei da cidade. É um exagero, pois o número de jornalistas presentes está longe de lotar o ginásio. Contudo, a escolha combina com o porte do automóvel apresentado: a nova picape Ford F-150, o veículo mais vendido do mercado norte-americano.

Foram comercializadas 763,4 mil unidades do modelo em 2013, e espera-se que esse montante suba ainda mais em 2014, impulsionado pelo novo desenho do carro e por uma consistente retomada nas vendas do setor nos EUA. Com média de uma F-150 vendida a cada 41s, a picape da Ford aparece renovada em Detroit.

Para comparar, o compacto VW Gol, o carro mais vendido do Brasil, teve cerca de 255 mil emplacamentos no ano passado. Os dados são das associações de fabricantes do Brasil e dos EUA, respectivamente.

A F-150 não está sozinha na preferência do consumidor norte-americano. O segundo modelo mais comercializado também é um picape grande: a Chevrolet Silverado, que igualmente acaba de ser renovada. A RAM, que é feita grupo Fiat Chrysler, aparece na quinta posição.
Esse tipo de produto é o que proporciona a maior margem de lucro para a indústria automobilística dos EUA.

A soma de todos os carros vendidos nesse segmento no ano passado chega a 2,2 milhões de unidades. Isso corresponde a 61% das vendas totais de carros de passeio e comerciais leves no mercado brasileiro no mesmo período.

Quem considera modelos como Chevrolet S10 e Toyota Hilux avantajadas, irá chamar de caminhões estas picapes líderes nos EUA.

A nova F-150, por exemplo, tem mais de seis metros de comprimento na versão cabine dupla -quase o dobro do tamanho de um hatch subcompacto. O teto está a cerca de 1,9 metro do chão, o que dificultaria a entrada em qualquer garagem nos prédios de São Paulo.

Se os espelhos retrovisores forem incluídos, a largura da cabine ultrapassa os dois metros. São medidas impensáveis para os grandes centros no Brasil, mas que cabem sem aperto em qualquer vaga de shopping americano.

Por dentro, há muito espaço e equipamentos. Som com bluetooth, diversas tomadas de 110v espalhadas pela cabine, câmbio automático, ar-condicionado com diferentes zonas de climatização e forrações de couro estão presentes na maioria dos modelos.

Os motores, claro, são igualmente enormes. As opções V8 das três picapes mais vendidas têm aproximadamente 400 cv cada e consomem litros de gasolina sem dó, não vão muito além dos 6 km/l na cidade.

Mesmo com tecnologias que desligam parte dos cilindros quando não há necessidade de potência máxima, não dá para obter economia de um veículo que pesa quase três toneladas.
Esse é um sinal de que os norte-americanos ainda irão demorar muito tempo para aderir aos carros "verdes".
 

Pesquisa

Extrema pobreza cai a nível recorde; dúvida é se isso se sustenta

O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300

19/04/2024 18h00

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Foto: Favela em Campo Grande - Gerson Oliveira/Correio do Estado

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A expressiva alta da renda em 2023 reduziu a pobreza extrema no Brasil ao seu nível mais baixo da série histórica, a 8,3% da população. O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300. Apesar da queda, isso ainda equivale a praticamente a população do Chile.

O cálculo é do economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), do IBGE.

Em relação a 2022, 2,5 milhões de indivíduos ultrapassaram a linha dos R$ 300, numa combinação de mais transferências pelo Bolsa Família, aumento da renda do trabalho e queda do desemprego. A grande dúvida é se o movimento —e mesmo o novo patamar— seja sustentável.

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Todas as classes de renda (dos 10% mais pobres ao decil mais rico) tiveram expressivos ganhos; e o maior deles deu-se para os 5% mais pobres (38,5%), grandes beneficiados pelo forte aumento do Bolsa Família —que passou por forte expansão nos últimos anos.

Entre dezembro de 2019 (antes da pandemia) e dezembro de 2023, o total de famílias no programa saltou de 13,2 milhões para 21,1 milhões (+60%). Já o pagamento mensal subiu de R$ 2,1 bilhões para R$ 14,2 bilhões, respectivamente.

Daqui para frente, o desafio será ao menos manter os patamares de renda —e pobreza— atuais, já que a expansão foi anabolizada por expressivo aumento do gasto público a partir do segundo semestre de 2022.
Primeiro pela derrama de incentivos, benefícios e corte de impostos promovidos por Jair Bolsonaro (PL) na segunda metade de 2022 em sua tentativa de se reeleger. Depois, pela PEC da Transição, de R$ 145 bilhões, para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pudesse gastar mais em 2023.

Como esta semana revelou quando governo abandonou, na segunda-feira (5), a meta de fazer superávit de 0,5% do PIB em suas contas em 2025, o espaço fiscal para mais gastos exauriu-se.

A melhora da situação da renda dependerá, daqui para frente, principalmente do mercado de trabalho e dos investimentos do setor privado. Com uma meta fiscal mais frouxa, os mercados reagiram mal: o dólar subiu, podendo trazer impactos sobre a inflação, assim como os juros futuros, que devem afetar planos de investimentos empresariais e, em última instância, o mercado de trabalho.

Apesar do bom resultado em 2023, algumas análises sugerem que o resultado não deve se repetir. Segundo projeções da consultoria Tendências, a classe A é a que terá o maior aumento da massa de renda real (acima da inflação) no período 2024-2028: 3,9% ao ano. Na outra ponta, a classe D/E evoluirá bem menos, 1,5%, em média.

Serão justamente os ganhos de capital dos mais ricos, empresários ou pessoas que têm dinheiro aplicado em juros altos, que farão a diferença. Como comparação, enquanto o Bolsa Família destinou R$ 170 bilhões a 21,1 milhões de domicílios em 2023, as despesas com juros da dívida pública pagos a uma minoria somaram R$ 718,3 bilhões.

A fotografia de 2023 é extremamente positiva para os mais pobres. Mas o filme adiante será ruim caso o governo não consiga equilibrar suas contas e abrir espaço para uma queda nos juros que permita ao setor privado ocupar o lugar de um gasto público se esgotou.

Voos em queda

Aeroportos de Mato Grosso do Sul enfrentam desafios enquanto Aena Brasil lidera crescimento nacional

No acumulado do ano de 2024, o volume de passageiros chegou a mais de 395 mil passageiros em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 4,8% no número de operações realizadas nos três aeroportos do Estado

19/04/2024 17h41

Os três aeroportos de Mato Grosso do Sul mantiveram um desempenho estável no acumulado do ano, com um aumento significativo nas operações. Foto/Arquivo

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A Aena Brasil revelou hoje os números da movimentação nos aeroportos até março de 2024, destacando-se como a empresa com a menor redução de passageiros no país. No entanto, o aeroporto de Ponta Porã, sob sua administração, enfrentou uma redução significativa de 42,4% no fluxo de passageiros em março deste ano.

Esta tendência também foi observada na capital sul-mato-grossense, onde o volume de passageiros em Campo Grande caiu 5,5%, totalizando 118.529 passageiros, e no aeroporto de Corumbá, com uma redução de 14,3%.

Além disso, as operações aeroportuárias também estão em declínio, com quedas de 15,9% em Ponta Porã, 10,6% em Corumbá e 8,7% na capital, no volume de operações.

Apesar desses desafios, no acumulado do ano, a Aena Brasil aponta que o aeroporto internacional de Campo Grande registrou uma redução de 3,0% no fluxo de passageiros e de 3,5% no número de operações aeroportuárias.

Já o aeroporto de Ponta Porã apresentou uma queda de 27% no fluxo de passageiros, mas com um saldo positivo de 4% no número de operações. Além disso, o aeroporto de Corumbá, considerado a capital do Pantanal, registrou um aumento de 4,9% nas operações.

No total, a movimentação nos três aeroportos de Mato Grosso do Sul alcançou 395.388 passageiros e 5.043 operações realizadas.

Veja o ranking nacional:

Aena tem crescimento de 6,3% na movimentação em todo o Brasil

Enquanto isso, em nível nacional, a Aena Brasil experimentou um crescimento impressionante de 6,3% na movimentação. Os 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil registraram 10,4 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em relação ao número de pousos e decolagens, nos três primeiros meses houve alta de 5,4%, com um total de 115,5 mil movimentos de aeronaves. Considerando somente o mês de março, o crescimento chega a 6,1% no total de passageiros (3,4 milhões), em relação ao mesmo mês de 2023, e a 1,7% no volume de pousos de decolagens (38,9 mil).

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