Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ALVO FÁCIL

Veja como deixar sua casa segura durante a viagem de férias

Veja como deixar sua casa segura durante a viagem de férias
01/01/2014 00:00 - terra


Deixar a casa vazia durante as férias pode transformá-la em alvo fácil para os ladrões caso você não tome certas precauções. Confira a seguir algumas dicas para evitar surpresas desagradáveis na volta da viagem.

Edson Cristian de Oliveira, supervisor do Grupo Segurança, empresa que atua em capitais como São Paulo, Cuiabá, Campo Grande e Curitiba, explica que uma das principais medidas é pedir para vizinhos ou alguém de confiança recolher jornais e correspondências da casa. “Isso é importante para evitar dar sinais de que a casa está desocupada”, argumenta.

Ele acrescenta que o velho hábito de deixar as luzes da casa acesas pode acabar tendo o efeito inverso do pretendido. “Se alguém passar no local e notar que ela está acesa há algum tempo por noites e dias, a luz vai acabar chamando a atenção para a ausência de moradores, e não para a presença deles”, diz.

Outra boa dica é deixar uma chave com alguém de confiança que possa verificar se está tudo em ordem com a casa de tempos em tempos. “Antes de viajar, também deve-se checar as entradas. Eu costumo colocar uma madeira para reforçar a segurança das janelas, por exemplo, e tranco as portas internas para dificultar a circulação em caso de invasão”, explica.

Para completar, Oliveira recomenda que porteiros e seguranças sejam informados da viagem, e que os moradores digam que nenhuma visita ou prestação de serviço está autorizada neste período. “Além disso, caso a residência tenha algum sistema de segurança, é importante que seja dado o número de alguma outra pessoa que possa verificar facilmente se está tudo em ordem se tiver alguma ocorrência”, encerra.

Felpuda


Mensagens trocadas por aí mostram que deverá “virar moda” políticos anunciarem que testaram positivo para a Covid-19. E sem medo de dizer que isso é porque o presidente Jair Bolsonaro anunciou ter sido infectado, e aí essa tchurminha estaria interessada também em ganhar holofotes. Porém, ressaltam que, como não se pode duvidar de coisa séria, o jeito é desejar “restabelecimento”. E não deixam de lembrar que o risco é a população descobrir que não fazem a menor falta. Essa gente...