Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 16 de dezembro de 2018

Tratamento

Varizes também atingem os homens mas há cuidados

23 MAR 2011Por Terra02h:00

O surgimento das temidas varizes sempre foi um tormento para as mulheres, mas este incômodo também está deixando os homens preocupados. Seja por motivo clínico ou simplesmente estético, o surgimento de varizes pode se tornar um transtorno.

Sobre o assunto, o Terra conversou com o cirurgião vascular do Hospital São Luiz, Jorge Kalil, que falou sobre alguns dos fatores que influenciam no surgimento das varizes. "A incidência nas varizes é maior na mulher do que no homem devido aos hormônios femininos e à gravidez, na proporção aproximada de quatro mulheres para um homem. Entretanto, esta diferença vem diminuindo devido à obesidade masculina, que também é um dos fatores determinantes para o surgimento das varizes", disse o especialista.

No caso dos homens, além da obesidade, a permanência na mesma posição por muito tempo pode favorecer o aparecimento do problema, já que as varizes surgem da incapacidade dos vasos sanguíneos bombearem o sangue para a parte superior do corpo. A força da gravidade exige um esforço maior para que este processo aconteça nas pernas. Para prevenir o surgimento dos vasinhos das varizes, existem alternativas como a utilização de meias elásticas e a prática de exercícios regulares.

"Consultar um especialista em cirurgia vascular anualmente é de fundamental importância", disse Jorge Kalil. Caso o processo de formação dos vasos já tenha começado, alguns tratamentos poderão ajudar na qualidade de vida do paciente, como a escleroterapia, que é a secagem dos vasos, e algumas microcirurgias e cirurgias, já que não existem remédios ou pomadas para evitar o mal.

O processo operatório é simples e a recuperação, rápida. "Hoje a cirurgia é muito simples. Sem cortes, somente com agulhas e com recuperação a curto prazo, em média, de cinco dias", afirmou o médico.

Apesar de simples, o processo operatório não garante o desaparecimento completo das varizes, já que elas podem voltar se o paciente não seguir à risca as orientações do médico. De qualquer forma, a cada ano, as possibilidades de surgirem varizes se tornam maiores. Varizes não tratadas podem gerar complicações como dores, inchaço nas pernas, inflamações e até uma hemorragia com o rompimento de veias.

Se você notou alguma diferença na sua perna e suspeita de varizes, procure um especialista para que o problema seja tratado ainda no início.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também