Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

Validade de visto para os EUA vai dobrar

2 DEZ 2008Por 20h:00
     
        
        Os governos do Brasil e dos Estados Unidos fecharam um acordo para aumentar de cinco para 10 anos o prazo de validade dos vistos para brasileiros que viajam ao país da América do Norte, e vice-versa. A proposta foi fechada por meio de troca de notas diplomáticas em novembro entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o embaixador americano Clifford M. Sobel.
        
        Para efetivar a mudança, o governo brasileiro ainda terá de mandar uma mensagem presidencial ao Congresso Nacional, com uma exposição de motivos. Esse texto ainda está sendo elaborado pela área técnica.
        
        Caberá ao Parlamento aprovar um decreto legislativo aumentando esse prazo de concessão de vistos. Só depois o novo prazo entrará em vigor. A proposta foi apresentada formalmente em outubro pelo embaixador americano ao Itamaraty.
        
        Amorim enviou então, em 6 de novembro, uma correspondência propondo a extensão para os vistos de turismo e de negócios, além de isentar a cobrança de todas as taxas consulares para emissão do documento. Em 18 de novembro, o governo americano deu o sinal verde para efetivar o acordo.
        
        O prazo de 10 anos não é novidade. Até o fim da década de 1990, esse era o limite dos vistos concedidos a brasileiros.
        

Leia Também