Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

Vale inaugura mina de carvão em Moçambique

8 MAI 2011Por AE14h:39

A mineradora Vale inaugurou hoje uma nova mina de carvão, de US$ 1,7 bilhão, em Moçambique, a fim de explorar as reservas de carvão coque e térmico de cerca de 23 bilhões de toneladas do país africano.

O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, e o presidente da Vale, Roger Agnelli, que deixará a empresa em breve, participaram da cerimônia de abertura da mina, em Moatize, no noroeste de Moçambique. O projeto marcou o maior investimento individual já realizado até hoje em um dos países mais pobres do mundo, de acordo com uma nota enviada aos jornalistas.

A Vale planeja exportar um milhão de toneladas de carvão da mina neste ano, aumentando a produção para 11 milhões de toneladas em poucos anos, acreditam autoridades locais, que avaliam que essa expansão poderá impulsionar o crescimento atual de 6,5% da economia do país.

As reservas de carvão de Moçambique permaneceram relativamente inexploradas desde a independência do país de Portugal, em 1975. Uma guerra civil de 1977 a 1992 prejudicou a economia moçambicana e dizimou a infraestrutura local.

Em 2004, a Vale tornou-se a primeira mineradora internacional a assegurar uma concessão em Moçambique. No auge dos preparativos, a companhia tinha 6 mil trabalhadores, a maioria moçambicanos. As informações são da Dow Jones.

Leia Também