quarta, 18 de julho de 2018

Vacinação contra aftosa começa nesta sexta

29 ABR 2009Por 09h:23
     

 

 

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a aftosa começa nesta sexta-feira (1º de maio) em 19 estados e no Distrito Federal.

 

De acordo com as informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em maio receberão a imunização os rebanhos do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. No Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná serão imunizados apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

 

A vacinação na região do Planalto vai até 31 de maio. Já no Pantanal a vacinação de todos os bovinos vai até 15 de junho. Segundo o Mapa, em Mato Grosso do Sul, as propriedades, localizadas na região do Pantanal, têm a opção de vacinar todo o rebanho ou em maio/junho (01/05 a 15/06) ou em novembro/dezembro (01/11 a 15/12). A zona de Alta Vigilância do Mato Grosso do Sul vacina todo o rebanho bovino e bubalino no período de 1º de abril a 15 de maio e de 1º de outubro a 15 de novembro. Ainda no Estado, as propriedades pantaneiras realizam vacinação anual de todo o rebanho no mês de novembro.

 

Leia Também