Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

PESQUISA

Vacina antidengue deve ser testada na Capital em 2011

23 SET 2010Por 08h:21

Vânya Santos

Campo Grande pode ser uma das capitais brasileiras a participar da terceira e última etapa de pesquisa da vacina tetravalente contra a dengue, no segundo semestre do ano que vem. A vacina, que está sendo desenvolvida pela indústria farmacêutica Sanofi Pasteur, está na segunda fase e 46 pessoas já tomaram a primeira dose da imunização em Vitória, no Espírito Santo.
A segunda fase começou em agosto e até o fim de outubro 150 pessoas serão recrutadas em Vitória para testar a futura imunização. Esta etapa, que tem como objetivo testar a segurança do imunizante, será concluída em 18 meses. Mais de 100 crianças e adolescentes com idade entre 9 e 16 anos participarão dos testes.
Conforme o responsável pelo Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), médico Reynaldo Dietze, a estimativa é de que a terceira etapa do programa de pesquisa comece no segundo semestre de 2011. Nesta fase serão recrutado s 8 mil voluntários. Os testes ainda estão em avaliação nos comitês de ética em pesquisa, mas duas mil pessoas devem receber a vacina em Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Goiânia (GO).
Concluída a última parte da pesquisa, onde será testada a eficácia da imunização em locais onde a população está exposta a doença, a documentação referente à vacina será entregue em agências reguladoras para que elas autorizem o registro. Além da conclusão desse processo, a produção em larga escala da vacina ainda dependerá da conclusão das obras da fábrica da farmacêutica Sanofi, que está sendo construída especificamente para produzir o imunizante da dengue. A expectativa é de que o produto chegue ao mercado brasileiro em 2014.
A vacina combina o vírus vivo atenuado da dengue e uma proteína do vírus da febre amarela. De acordo com testes já feitos, ela apresenta bom resultado contra os quatro tipos da doença e sua aplicação causa reações como dores locais, febre leve e mal-estar.

Leia Também