Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

CAMPO GRANDE

Vacina anti meningite C começa a ser disponibilizada nos postos

27 OUT 2010Por 14h:05

 As unidades de saúde pública de Mato Grosso do Sul estão colocando a disposição da população a vacina anti-meningocócica C, que foi incluída no calendário oficial de vacinação pelo Ministério da Saúde.

A Central de Armazenagem e Distribuição de Imunibiológico (Ceadi), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu do Ministério da Saúde, no último dia 20, 10 mil doses da vacina anti-meningocócica (meningite C). No dia 22 as doses começaram a ser distribuídas para os Núcleos Regionais de Saúde, ou microrregiões, que, por sua vez, encaminharam as vacinas aos municípios.

A meta da Secretaria de Estado de Saúde, de acordo com responsável pelo Sistema de Informação e Avaliação do Programa de Imunizações, Dyone de Arruda Pereira, é de 3.434 doses mensais. “A meta da Secretaria de Saúde é aplicar 3.434 doses mensais, totalizando 41.212 doses por ano, em crianças com menos de 1 ano” informou Dione.

A primeira dose deve ser aplicada em crianças com 3 meses de idade e a segunda dose, em crianças com 5 meses de idade. O reforço é aplicado em crianças com 12 meses. Crianças entre 12 e 24 meses, que ainda não receberam a vacina, podem ser incluídas no calendário, somente neste ano.

Receberam, até o momento, as doses da vacina os municípios de Nova Andradina, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Figueirão, Campo Grande, Camapuã, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Paranaíba, Coxim, Navirai, Ponta Porã, Ladario e Maracaju.

Casos

Este ano, até a terceira semana de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde registrou, em Mato Grosso do Sul, 161 casos e 11 óbitos em decorrência da meningite. Seis das mortes ocorreram em Campo Grande. Em 2009, foram 300 casos registrados no Estado e 202 em Campo Grande.

Leia Também