Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Uso da cadeirinha infantil é obrigatório a partir de hoje

1 SET 2010Por 08h:30
     

A fiscalização e multas para quem transportar crianças sem cadeirinhas começam hoje em SP.

A PM, no entanto, só começará a multar na segunda-feira, dia 6. Nos primeiros dias, as blitze dos policiais serão educativas, mas agentes da CET espalhados por toda a cidade e também próximo de colégios já vão multar amanhã.

                        

O argumento dos órgãos de trânsito para não dar nova tolerância é que, na prática, ela já foi dada. A medida foi anunciada há dois anos e deveria ter começado a valer há três meses, quando foi adiada por falta de cadeirinhas.

Considerada infração gravíssima, a multa é de R$ 191 e rende sete pontos na carteira. Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas no banco de trás com o equipamento de segurança, que varia conforme a faixa etária.

Entre sete anos e meio e dez anos, a criança deve ser levada no banco de trás, com cinto de segurança. Quem levar quatro crianças, diz o Contran, deve transportar a "de maior estatura no banco dianteiro, usando o cinto de segurança ou dispositivo de retenção adequado ao peso e altura".

Leia Também