Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

Urugia pode ter milhares de casos de gripe suína, diz ministra

5 JUL 2009Por 17h:05
     

        Da redação

        A ministra da Saúde do Uruguai, María Julia Muñoz, afirmou neste domingo (5) que o país corre o risco de ter milhares de casos de gripe suína --A (H1N1). Muñoz afirmou que os casos de gripe suína e da gripe sazonal estão aumentando, por causa do inverno.

        Segundo ela, dado que a doença "já está instalada" no Uruguai, os cálculos "levam a crer" que, no país, são "milhares os casos de gripe suína existentes'. Assim, a ministra compartilhou o que foi dito ontem pelo infectologista Homero Bagnulo --segundo ele, a doença já afeta milhares de pessoas, mas se pode contabilizar de forma eficiente os casos de gripe.

        "Deve haver milhares. Não se pode dizer um número porque não é que haja uma contagem real, mas, para cada caso sintomático, se presume que isso se multiplica por oito ou por nove. Sem dúvida, há casos assintomáticos que acompanham os sintomáticos. E há mais casos não diagnosticados que os que foram diagnosticados, porque só são estudados os focos', afirmou a ministra.

        Segundo dados do Ministério da Saúde Pública do país, há 68 pessoas internadas (36 mulheres e 32 homens) e cinco mortes. Ainda não há confirmação sobre um homem que morreu na última sexta-feira com suspeita da doença. (informações do Estadão) 

Leia Também