Terça, 20 de Fevereiro de 2018

TEORIA E PRÁTICA

Universidades promovem 1ª Jornada de Artes

28 OUT 2010Por Thiago Andrade00h:20

As relações entre as artes e a academia sempre foram conturbadas. A professora de filosofia e crítica de arte Anne Cauquelin aponta que acreditar que a arte perde sua essência ao adentrar no ambiente universitário é um erro muito comum, mas que deve ser evitado, pois as teorias sempre acompanharam a arte. A 1ª Jornada de Artes de Mato Grosso do Sul, que começa hoje na Capital e abordará o tema com o objetivo de diminuir as distâncias que separam as duas instituições.

Realizada por meio de parceria inédita entre os cursos de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Jart MS – Ato I contará com mesas redondas, comunicações acadêmicas, palestras, apresentações e intervenções culturais, além de um minicurso para atores, ministrado pelo professor doutor Aguinaldo Moreira de Souza, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“É um momento único e de enorme importância para o ensino destas artes no Estado. Por meio da jornada, procuramos aproximar a prática artística da teoria. Também será uma forma de dar visibilidade a esses cursos que, embora estejam começando, já oferecem um novo aporte para o teatro e a música regional”, descreve Fernandes Ferreira de Souza, professor e coordenador do curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS. Sendo um dos organizadores do evento, Fernandes acredita que a integração entre as três universidades em torno da produção artística favorecerá a cultura do Estado.

“O evento procura atingir todas as esferas da arte, promovendo a integração entre sociedade, política e cultura.  Sentíamos falta de um espaço intelectual no qual pudéssemos discutir essas questões e não queríamos fazer isso sozinhos, por isso convidamos os outros cursos”, aponta Fernandes. As apresentações artísticas incluem o Grupo Vocal Feminino, da UFMS, a Banda Cênicos, da UEMS, as intervenções artísticas com acadêmicos da UFGD e apresentação de “Feiurinha”, de Pedro Bandeira, e Roda de Danças Circulares.

As inscrições para o evento poderão ser feitas no próprio local do evento. Podem participar todos os interessados. A programação acontecerá no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, na Rua Antônio Silva Vendas, 115. Na sexta e sábado a programação acontecerá no auditório do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS. Outras informações pelo telefone: 3901-4600.

Leia Também