Cidades

Escola de Samba

A+ A-

Unidos do Cruzeiro leva para a avenida os deuses gregos

Unidos do Cruzeiro leva para a avenida os deuses gregos

DA REDAÇÃO

25/02/2014 - 11h01
Continue lendo...

“Apesar de crescer no meio do Carnaval, não gostava de fazer parte de toda aquela bagunça que acontecia na minha casa, mas com o tempo fui vendo o quanto meu pai amava tudo aquilo e hoje minha paixão também é o Carnaval”. A frase é do carnavalesco Alex Guedes. Ele é filho de um dos precursores do Carnaval de Campo grande, o saudoso Picolé.

Alex assumiu a escola de samba Unidos do Cruzeiro após o falecimento de seu pai. Uma história de 33 anos que é mantida com muito amor e dedicação por toda a família.
A Escola de Samba Unidos do Cruzeiro vem se mantendo no grupo especial há décadas e este ano terá como enredo “Da Mitologia Grega à Passarela do Samba – Os deuses Gregos no Carnaval Brasileiro”.

O tema foi escolhido após muita pesquisa. “Tenho fascinação pelas histórias da mitologia grega, acredito ser o berço da civilização. A mitologia tem histórias e mitos que nos fazem viajar no tempo, mas para escolher um enredo requer muita leitura e estudo, pois tudo pode virar história e enredo de escola de samba. Até mesmo uma frase podemos transformar em uma grande viagem ao mundo das fantasias”, disse Alex afirmando que a escola virá com muitas cores esse ano. “A escola vem bem colorida porque o tema pede isso, vem com o trabalho carnavalesco e eu pretendo fazer um desfile técnico. Muitas cores, muitas plumas. 90% das fantasias da nossa escola já estão prontas”, concluiu Alex.

Para o carnavalesco, o fato da Prefeitura de Campo Grande ter repassado o recurso em junho do ano passado facilitou a produção e confecção das fantasias. “Nesses 33 anos que vivo o Carnaval nunca tinha acontecido isso na Capital do recurso ser liberado com tanta antecedência. Dessa forma foi possível comprar material com preços mais acessíveis e de boa qualidade", disse o carnavalesco.

As escolas de samba entram na Praça do Papa nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira. As datas foram estabelecidas pela comissão da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande. A Unidos do Cruzeiro deverá ser a segunda escola a entrar na avenida no dia 4 de março.

Enredo
Letra e Melodia: Serginho Di Prima

“Da Mitologia Grega à Passarela d Samba – Os deuses Gregos no Carnaval Brasileiro”

Naveguei, Naveguei.
Bons ventos me fizeram navegar
Quando uma voz ecoou, ao mundo noticiou.
Poseidon vai se casar com Iemanjá.

Sou só festa e alegria,
Mas minha nau não corresponde meu pensar
Zeus no olimpo supremo a reinar na Antiga Grécia
A embarcação foi ancorar.

Bate logo esse pandeiro nego
Aprende Apolo esse ritmo nagô
Espera brilhar a lua, negão
E põe Artêmis pra quebrar até o chão

Fonte dos amores
Veio Afrodite o meu peito enfeitiçar
Logo Hermes trouxe a cura,
Para o bem dessa ternura
Pois dona Heras não podia abençoar
Dionísio e uma taça
E o meu ego de pirraça
De uma boteco para a comemoração
Por causa de um amor proibido
De um porre de vinho
Ades queria executar condenação
É mais no meu samba o bicho pega
A justiça ainda é cega
E Atenas samba no soar do meu surdão.

Se entoar meu coração,
Bater na veia a marcação
Arrepia meu samba, carnaval, poesia Cruzeiro é mitologia.


Ficha Técnica
Escola de Samba: Unidos do Cruzeiro
Cores oficiais: Vermelho, branco, amarelo e laranja
Fundação: 1979
Carnavalesco: Alex Guedes
Presidente: Alex Guedes
Enredo 2014: “Da Mitologia Grega à Passarela do Samba – Os deuses Gregos no Carnaval Brasileiro”
Rainha de bateria: Tatiane Guedes
Colocação em 2013: 3 Lugar
Integrantes: 450
Alegorias: 4
Alas: 7

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).