Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

SAÚDE

Unidade vai atender 7 mil pessoas

17 MAR 2011Por da redação11h:15

Campo Grande implanta hoje mais uma unidade de saúde da família para atendimento de sete mil pessoas residentes em seis bairros. Desta forma, a cobertura da estratégia de saúde da família atingirá cerca de 30% da população de Campo Grande, com 69 equipes de Saúde da Família (ESF) e 69 Equipes de Saúde Bucal (ESB), com uma população cadastrada de cerca de 238.050 munícipes.

A nova unidade de PSF será denominada Dr. Fernando de Arruda Torres e faz parte de um convênio de cooperação mútua, firmado pela Secretaria de Municipal de Saúde e a Universidade Anhanguera Uniderp, por meio do qual a instituição de ensino proporcionou a edificação da UBSF e a Sesau viabilizou recursos humanos e materiais. O convênio fomenta a efetiva integração ensino-serviço, cujo objetivo primordial é a formação de profissionais na ótica do Sistema Único de saúde.

As sete mil pessoas que irão receber a assistência da unidade de PSF contarão com duas equipes compostas por dois médicos, dois enfermeiros, dois odontólogos, um assistente social, um farmacêutico, cinco técnicos de enfermagem dois auxiliares de saúde bucal, 14 agentes comunitários de saúde e uma equipe administrativa com gerente e pessoal de apoio.

Os bairros atendidos pela UBSF são: José Tavares do Couto, Oscar Salazar, Coriolano, Silvestre, Parque Iguatemi, e área próxima pertencente ao Bairro Nova Lima. É importante considerar que esta unidade faz parte do plano de expansão da Estratégia de Saúde da Família de Campo Grande, no que se refere à territorialização e a distribuição da população por unidade de saúde no Distrito Sanitário Norte, o que proporciona uma melhor qualidade da atenção prestada.

O prédio inaugurado hoje conta, ainda, com sala de trabalho para os agentes comunitários de saúde, sala de informática para acadêmicos e salas de apoio, (esterilização, expurgo, almoxarifado, copa). Conta ainda com espaço para prática de atividades físicas internas e externas, bem como pista de caminhada. A construção favorece a acessibilidade com rampas, banheiros adaptados, barras de segurança e piso táctil.
 

Leia Também