quinta, 19 de julho de 2018

Unidade dos Bombeiros reforça combate aos incêndios

28 AGO 2010Por 15h:00
     

Uma unidade especializada dentro do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul é responsável por coordenar os trabalhos de combate aos incêndios florestais, multiplicados nesse inverno seco de 2010. O Centro de Proteção Ambiental (CPA/CBM/MS) conta atualmente com aproximadamente 170 bombeiros especialmente preparados para esse tipo de atividade.

Também estão a cargo do centro as perícias ambientais e as ações envolvendo produtos perigosos. Mas nessa época do ano, são as queimadas na vegetação que requerem trabalho redobrado e esforço extra da unidade, sediada em Campo Grande, e com atuação em todo o Estado. Os militares especializados estão presentes em diversos municípios, sendo acionados conforme a necessidade.

Desde o início de agosto, o CPA coordena uma força tarefa determinada pelo comando-geral do Corpo de Bombeiros para enfrentar o aumento de ocorrências de incêndios. Pessoal com treinamento em incêndios florestais e que atuam em setores diversos foram deslocados para a área operacional para reforçar as equipes regulares de campo. O chefe do centro, major Francimar Vieira da Costa, explica que a capacitação nesse tipo de ocorrência acontece tanto no próprio Estado, quanto fora. Somente em 2006, 26 bombeiros foram treinados através do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Também houve capacitação fora de Mato Grosso do Sul para oficiais da corporação. Os treinamentos também acontecem em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Leia Também