Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

OpenCourseWare Unicamp

Unicamp disponibiliza conteúdo gratuito das aulas na internet

5 MAI 2011Por terra15h:12

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibiliza na internet, de forma gratuita, os conteúdos educacionais oferecidos aos alunos de graduação em aula. O portal, chamado de OpenCourseWare Unicamp, conta com 12 disciplinas de diferentes áreas do conhecimento.

A Unicamp é a primeira universidade pública do Brasil a contar com o programa OpenCourseWare (OCW). A criação do portal começou a ser formatada há pouco mais de dois anos e foi lançada no final de abril, por meio de um acordo com a Universia Brasil.

Segundo a universidade, a estrutura do portal segue o modelo utilizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do projeto MIT OpenCourseWare, que disponibiliza à comunidade mundial conteúdos didáticos de suas disciplinas em vários formatos.

Segundo o coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais, professor José Armando Valente, a principal proposta é aproximar a sociedade da produção técnico-científica da Unicamp. "O portal funciona como uma espécie de vitrine do que é feito na universidade. Por isso, temos certeza de que nossos docentes vão procurar disponibilizar conteúdos de alta qualidade, dado que os materiais poderão ser acessados e baixados por interessados do mundo todo", afirmou.

O acesso aos conteúdos pode ser realizado por meio do endereço www.ocw.unicamp.br. Não há necessidade de inscrição ou do cumprimento de outras formalidades. Os conteúdos podem vir acompanhadas de textos, apostilas, vídeos, gráficos e fotos. Entretanto, a ferramenta não oferece assistência dos professores para esclarecer eventuais dúvidas.

Leia Também