Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AVANÇO

União Europeia aprova processo para normalizar relações com Cuba

União Europeia aprova processo para normalizar relações com Cuba
10/02/2014 22:00 - AGÊNCIA BRASIL


A União Europeia (UE) aprovou hoje (10) um processo de negociações para normalizar as relações com Cuba, suspensas há mais de dez anos. O objetivo é encorajar o país latino-americano a manter as reformas no âmbito da economia e dos direitos humanos. Reunidos em Bruxelas, na Bélgica, os ministros de Negócios Estrangeiros do bloco concordaram em iniciar negociações para garantir a conclusão de um acordo de diálogo político e cooperação com a ilha, dirigida pelo presidente Raúl Castro.

Segundo o acordo, a Europa deverá ampliar os âmbitos de cooperação com a ilha, acompanhar as reformas socioeconômicas e fomentar o respeito aos direitos humanos, em um momento em que o bloco observa um certo movimento de liberalização no plano econômico e moderação no plano político. A UE suspendeu a sua cooperação com a ilha em 2003, após uma onda de repressão à oposição que incluiu a condenação a pesadas penas de prisão de 75 dissidentes, libertados posteriormente.

Desde o início do diálogo entre as duas partes, em junho de 2008, já foram concluídos diversos acordos bilaterais entre Cuba e cerca de 15 Estados-Membros da UE. Atualmente, os países do bloco decidiram conservar uma posição comum, adotada em 1996, que condiciona as relações com Havana a avanços no campo dos direitos humanos. Essa orientação foi uma exigência dos países mais resistentes a mudanças nas relações com Cuba, em particular a Polônia e República Tcheca.

* Com informações da Agência Lusa

Felpuda


As várias e várias mensagens que vêm sendo trocadas em grupos fechados, e para poucos, são de que algumas alianças poderão acontecer, mas mediante a troca de comando em alguns órgãos importantes. Seriam entendimentos para atender siglas de matizes bem diversos que vêm tentando criar dificuldades para vender facilidades. Se as negociações forem concretizadas, tornarão os caminhos sem muitas barreiras. A conferir.