Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

MUNDO

Unesco simula alerta de tsunami em 33 países do Caribe

23 MAR 2011Por G111h:32

Após a devastação provocada pelo tsunami no Japão, que já contabilizou mais de 8.600 mortos e 12 mil desaparecidos no país, 33 países realizam nesta quarta-feira (23) um exercício de simulação de alerta máximo de tsunami no Caribe.

O objetivo do teste, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é testar o sistema de alerta sobre o risco de tsunamis na costa do Caribe e regiões próximas, que está sendo criado desde 2005 em colaboração entre a Unesco e uma comissão intergovernamental de oceanografia.

De acordo com o cenário previsto pela Unesco, os países que integram o Caribe receberão durante o dia desta quarta-feira o alerta e farão o teste do alarme nacional. Boletins serão impressos durante o sinal de emergência.

O teste busca determinar se os países estarão prontos para responder rapidamente caso haja um alerta perigoso de tsunami, principalmente envolvendo a rápida difussão de informação dentre a população, incluindo escolas e áreas rurais. Segundo informou a Unesco, não haverá mobilização da população nesta experiência para áreas de abrigo.
Nos últimos 500 anos, segundo a Unesco, pelo menos 75 tsunamis ocorreram no Caribe, representando cerca de 10% do total ocorrido no mundo no período.

No último dia 11 de março, um terremoto de 8,9 graus atingiu o norte e nordeste do Japão, destruindo grande parte das cidades e gerando temor nuclear no país
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também