sábado, 21 de julho de 2018

REPRESSÃO

Uneis terão grupo especial de Escolta, Segurança e Proteção

18 NOV 2010Por DA REDAÇÃO10h:55

O motim do último dia 13 na Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco acelerou o processo de criação de um grupo especial de Escolta, Segurança e Proteção para atuar a partir de hoje dentro das unidades. O grupo foi criado a partir de uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado de hoje com anuência do secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado.

Os agentes escolhidos para trabalhar neste grupo especial receberão treinamento para atuar em casos de crises e escoltas. O secretário Jacini explicou, em matéria divulgada pela agência de Notícias do Estado, que o curso vai durar dois meses com foco principalmente na preparação psicológica e física dos servidores junto à técnicas de negociações de crises.

A grade para o curso já está sendo formatada e as aulas serão ministradas por servidores do âmbito da Sejusp, como policiais da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e professores.

De acordo com a resolução publicada hoje, o grupo será formado por servidores dos quadros da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), previamente selecionados e capacitados para essa atividade. O transporte e a condução de adolescentes internados, quando em deslocamento externo, serão realizados em veículo próprio da Instituição com a devida escolta, observando-se sempre o perfil do adolescente, a graduação do risco e a segurança necessária.

O Grupo de Escolta deve atuar também no gerenciamento, contenção e restabelecimento da ordem em situações de crises dentro da Unidade envolvendo adolescente e terceiros, podendo contar, quando necessário, com o apoio de outras instituições especializadas. O equipamento utilizado pelo grupo será composto de armas não letais de proteção e contenção.

Leia Também