Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORUMBÁ

Umidade do ar piora com as constantes queimadas

5 AGO 12 - 08h:40DIÁRIO ONLINE

Sujeira, ardor nos olhos, sangramento no nariz, coriza, tosse e rouquidão. São algumas das reclamações dos moradores de Corumbá e Ladário. A fumaça das queimadas que tem encoberto a cidade incomoda e causa perigo à saúde da população.

A Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que em 2012, Corumbá lidera a estatística com 512 focos de calor. Somente no mês de julho, foram registrados 243 focos de queimadas.

"Nasci e cresci em Corumbá, porém, não consigo entender o motivo de nos últimos anos, os incêndios terem crescido. A cada ano que passa parece que piora. O resultado é que vemos as unidades de saúde lotadas, muitas pessoas com problemas respiratórios, além de indisposição e cansaço", disse o aposentado Melquíades Brito, de 71 anos.

A fumaça libera substâncias tóxicas que irritam os olhos e as vias aéreas. Todas as pessoas podem sentir o efeito dela, mas quem tem problemas respiratórios, como asma, deve ter mais cuidado e evitar o contato com a fumaça.

Lela Rojas, de 61 anos, é asmática e está sentindo as alterações de seu sistema respiratório em função das queimadas. "Em dias normais, eu uso apenas uma vez a bombinha que é própria para a asma e controla minhas crises, mas com essa situação de clima seco e de fumaça, estou usando à para poder dormir e também durante o dia. É uma situação complicada, pois não temos muito que fazer. Além do remédio que é próprio para minha doença, coloco baldes de água no quarto", relatou.

Sem chuva

O Centro de Meteorologia do Aeroporto Internacional de Corumbá informou que a última chuva registrada na cidade foi no dia 07 de julho. Entretanto, o volume foi muito pequeno: apenas 1 milímetro. A última precipitação mais significativa caiu no dia 26 de junho, quando choveu 7,2 milímetros. A umidade relativa do ar tem variado de 35 a 60%.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Inep prorroga prazo de inscrição de servidores para trabalhar no Enem
ATIVIDADE REMUNERADA

Inep prorroga inscrição para trabalhar no Enem

Adolescente morre asfixiado ao ficar com cabeça presa em janela
MORTE A ESCLARECER

Adolescente morre ao ficar com cabeça presa em janela

Recadastramento de pescadores começa em agosto
REGISTRO PROFISSIONAL

Recadastramento de pescadores começa em agosto

Dica da Semana: “A Voz do Silêncio”
Via Streaming

Dica da Semana: “A Voz do Silêncio”

Mais Lidas