Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

Uma semana de brincadeiras e diversão

21 MAI 2011Por CRISTINA MEDEIROS00h:00


Imagine participar de uma semana inteira de brincadeiras e atividades culturais, - gratuitas- que pretende unir crianças, pais e avós, em diferentes espaços espalhados pela Capital. De hoje até dia 28, o Movimento Internacional Aliança pela Infância promoverá a Semana do Brincar 2011, que envolve centenas de atividades em muitos lugares do mundo, incluindo Campo Grande.

Trata-se de uma alusão ao Dia Internacional do Brincar, comemorado no dia 31 de maio no mundo inteiro. “É uma oportunidade para reforçar para toda a comunidade a importância do brincar. E como somos um espaço voltado exatamente para a criança e para o lúdico, nos unimos a outras instituições e montamos uma programação especial e diversificada”, explica o arte-educador e cineasta Alexandre Basso, do Espaço Imaginário.
Neste local, hoje, das 10h às 12h, haverá uma vivência do brincar aberta a pais e filhos.

“Neste momento, eles poderão, por exemplo, trocar experiências sobre a infância, com os pais relembrando esta época, entre outras coisas”, acrescenta Alexandre, lembrando que tudo será acompanhado por artistas, educadores e monitores.

A partir das 14h, o sábado será aberto a uma tarde de brincadeiras, já que o espaço é grande, em meio à natureza, permitindo às crianças dar asas à imaginação. “Faremos o resgate de brincadeiras antigas, como pula corda, esconde-esconde, corrida do saco, além das cantigas de roda, tão importante na formação de base da criança”.

Segundo o arte-educador, as crianças estão perdendo o tempo de ser criança. “Elas estão pulando uma etapa importante de vida; brincando a criança descobre a vida, suas habilidades, descobre o outro, os bichos, a natureza”. Atividades como teatro, pintura, confecção de instrumentos, vivências na natureza, entre outras, também fazem parte das atividades da semana.
Amanhã, a Cia das Artes  apresentará, às 17h, o teatro de bonecos “Palhashow”, no Espaço Imaginário. Na segunda-feira, a mesma companhia fará uma manhã de brincadeiras, das 8h às 12h, em sua sede.

Durante a semana ainda haverá tarde de histórias com pais e avós; roda de capoeira para crianças, varal de poesias, oficina de circo; mostra de fotografias das crianças;
oficinas de pintura facial, massa de modelar; confecção de pipas, com a conscientização do uso do cerol; saúde/alimentação saudável; apresentação da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, entre outras ações.
A programação completa, com horários e endereços dos locais está no site www.espacoimaginario.com.

Leia Também