Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

FARC

Última etapa do resgate de cinco reféns deve acabar hoje

13 FEV 2011Por AGÊNCIA BRASIL11h:55

Ainda hoje (13) ocorre a última de três etapas das operações de resgate de cinco reféns – dois políticos e três militares - mantidos sob poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A expectativa é que o militar do Exército Salim Antonio Sanmiguel Valderrama e do policial Guillermo Solórzano sejam libertados no final desta tarde.

Na sexta-feira (11) foram libertados o vereador Armando Acuña e o militar da Marinha Henry López Martínez, enquanto na última quarta-feira (9) foi resgatado o vereador Marcos Baquero. O governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou que são negociadas as libertações de mais 16 reféns, mas ainda não há data definida.

Uma equipe formada por 22 militares e dois helicópteros do Exército brasileiro participou da operação de resgate, além de representantes do governo da Colômbia, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, da ex-senadora Piedad Córdoba e de integrantes da organização não governamental Colombianos e Colombianas pela Paz.

Nas ações de hoje a equipe sairá do departamento de Tolima, na região colombiana de Ibagué, em direção a dois locais também escolhidos pelos guerrilheiros. Para as libertações dos reféns houve um acordo por meio de protocolos de segurança negociados entre as Farc e o governo da Colômbia, intermediados pelas Cruz Vermelha e por Piedad Córdoba.

Os protocolos estabelecem a suspensão das operações militares apenas por um determinado tempo nas áreas onde ocorrem as ações de libertação dos reféns. As comunicações também são vigiadas, assim como os voos comerciais.

Leia Também