quinta, 19 de julho de 2018

CURSOS

UFMS oferecerá 480 novas vagas em 2011

19 OUT 2010Por MICHELLE ROSSI00h:15

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) anunciou, na tarde de ontem, a criação de sete novos cursos e ampliação de vagas em mais dez cursos. Todos serão abertos para  o processo seletivo de verão do próximo ano. São 480 novas vagas e a oferta na UFMS passa de 4.320 cadeiras disponibilizadas no verão e inverno, em 2010, para 4,8 mil no próximo ano, conforme a reitora da instituição, Célia Maria da Silva Oliveira.
Todos os novos cursos serão ofertados no campus de Campo Grande. São eles: Engenharia de Produção (60 vagas), Tecnologia de Alimentos (40), Geografia – Bacharelado (40), Tecnologia em Construção de Edifícios (40), Tecnologia em Saneamento Ambiental (40), Engenharia da Computação (50) e Nutrição (40).
Os cursos com número de vagas ampliadas, que terão média de 10 novas cadeiras por graduação, são os seguintes: campus de Campo Grande, Letras (Português/Espanhol e Portugues/Inglês); Comunicação Social - Jornalismo; Pedagogia; Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); Engenharia Ambiental; Engenharia Elétrica; Arquitetura e Urbanismo; Odontologia e Medicina Veterinária. Em Aquidauana: Letras com Habilitação em Português/Espanhol; Português/Inglês e Português/Licenciatura. Em Três Lagoas: Direito Noturno e Diurno e Pedagogia.  
Neste ano, os alunos serão selecionados apenas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas acontecem nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições para o exame já se encerraram. Com base na nota obtida, o estudante poderá disputar uma vaga em várias instituições do País.

Novos professores
O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFMS, Henrique Mongelli, informa que houve um estudo para identificar quais eram as áreas deficitárias em cursos com nível superior do Estado. Em relação à expansão de vagas em cursos já existentes, a preferência ficou com aqueles que apresentassem mais concorrência e também possibilidade de ampliação.
Como os cursos serão ofertados já na próxima admissão de verão, a UFMS conta com quadro de professores, mestres e doutores, para as disciplinas básicas. “Temos professores que já ministram algumas disciplinas na universidade e serão eles os responsáveis por algumas matérias. No entanto, até janeiro teremos uma resposta do Reuni sobre a abertura de concurso para admissão de  professores para completarmos o time dos novos cursos”, resumiu o pró-reitor.

Leia Também