quinta, 19 de julho de 2018

MEMÓRIA

UFMS homenageia o professor J. Barbosa Rodrigues

21 DEZ 2010Por Thiago Andrade00h:13

Homenageando uma das figuras-chave da cultura de Mato Grosso do Sul, o Departamento de História (DH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deu o nome “Prof. J. Barbosa Rodrigues” à sua sala principal, conhecida como Espaço Memória e História. O projeto partiu do professor César Augusto Benevides, chefe de departamento do DH. Segundo o professor, o jornalista e professor José Barbosa Rodrigues foi uma figura ímpar na história do Estado, tendo contribuído para a democratização da cultura, da história e da informação.

Aprovada por unanimidade em reunião ordinária do Conselho Universitário da UFMS, a nomeação é motivo de orgulho a Benevides. “Conheci o professor Barbosa  – era como gostava de ser chamado – quando realizava pesquisas sobre a Miranda Estância, meu objeto de estudo há mais de 20 anos”, lembra. Segundo ele, a contribuição maior de José Barbosa Rodrigues foi o livro “História de Mato Grosso do Sul”, primeiro a ser publicado sobre o Estado então recém-criado.

Escritor, jornalista e professor, José Barbosa Rodrigues chegou a Campo Grande na década de 40, acompanhado por sua esposa, Henedina Hugo Rodrigues. Como lembra Benevides, o professor Barbosa construiu sua história com força de vontade e coragem. “Não é à toa que montou o maior grupo de comunicação do Estado, tendo sido dono de um jornal, duas rádios e um emissora de televisão”, finaliza.

Leia Também