Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

UE chega a acordo sobre supervisão do setor financeiro

3 SET 2010Por 01h:30
     

 A União Europeia chegou a um acordo preliminar sobre novos poderes para supervisionar a indústria de serviços financeiros da região. Negociações de última hora entre governos nacionais, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, com intenção de alcançar um compromisso, foram concluídas com sucesso, segundo uma autoridade europeia.

O acordo inicial pavimenta o caminho para uma votação formal no Parlamento no fim deste mês e para que o novo sistema de supervisão esteja pronto e em funcionamento até janeiro de 2011.

O novo sistema vai ter três autoridades europeias de supervisão para serviços financeiros, para o sistema bancário e para os setores de seguros e vai criar um Conselho de Risco Sistêmico Europeu para elaborar um sistema de alerta antecipado para maiores riscos que estejam se acumulando na União Europeia.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, vai chefiar o conselho de risco durante os primeiros cinco anos, segundo uma pessoa próxima ao assunto. As informações são da Dow Jones.

Leia Também