Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

AVANÇO

Turismo internacional se recupera

17 JAN 2011Por AGÊNCIA BRASIL20h:36

O turismo internacional se recuperou em 2010, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). De acordo com os dados da OMT, houve um incremento de 7% em relação a 2009. Em números gerais 935 milhões de turistas circularam no mundo no ano passado. Os dados positivos aparecem principalmente nos países em desenvolvimento, pela ordem nas regiões da Ásia, Oriente Médio, Américas, África e Europa.

Os especialistas afirmam que a tendência é a de manter o crescimento do setor em 2011, mas em ritmo mais lento, com crescimento entre 4% a 5% neste ano.

"A recuperação do turismo internacional é uma boa notícia especialmente para os países em desenvolvimento que dependem do setor para gerar empregos", disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. "O desafio agora será consolidar esse crescimento nos próximos anos em meio a uma ainda incerta ambiente econômico global".

A Ásia registrou 13% de aumento no número de turistas, seguida pelo Oriente Médio que indicou 10% de elevação, as Américas com 8%, a África que teve 6% e a Europa cujos dados indicam 3%. De acordo com os estudos, vários fatores influenciaram nos dados. No caso da Europa, a crise econômica e o vulcão na Islândia afetaram o turismo.

Os países do continente africano, segundo os dados, foram favorecidos com a realização da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. "O turismo, mais uma vez, provou ser um setor altamente resistente. No entanto, temos de trabalhar mais e melhor no sentido de uma maior integração e cooperação entre todos”, disse Rifai.

Leia Também