domingo, 22 de julho de 2018

Tufão Megi mata cinco nas Filipinas

19 OUT 2010Por MANILA04h:15



Pelo menos cinco pessoas morreram ontem nas Filipinas, por conta da passagem do tufão Megi pelo norte da ilha de Luzon, que trouxe ventos sustentados de 225 quilômetros e fortes chuvas, informaram fontes oficiais. Duas das vítimas morreram afogadas após serem arrastadas pela cheia de um rio, outras duas foram acertadas por árvores carregadas pelo vendaval e a quinta pessoa foi atingida por um raio.
Dezenas de pessoas ficaram feridas nos vários acidentes causados pelo Megi, que provocou interrupção de estradas, inundações e desmoronamentos de terra que isolaram vários povoados nas províncias de Cagayan e Isabela.
Mais de 3 mil pessoas haviam sido removidas das regiões litorâneas das duas províncias, as primeiras a serem atingidas pela tempestade, e 16 voos nacionais foram suspensos. O temporal também causou danos na rede elétrica e deixou mais de três milhões de pessoas sem luz em seis províncias do norte do país.
“Megi”é o décimo tufão que atinge as Filipinas neste ano. Em julho, 102 pessoas morreram em inundações e avalanches causadas por outro fenômeno meteorológico similar.  
Vietnã
As inundações no centro do Vietnã causaram neste fim de semana 19 mortos e cinco desaparecidos, aumentando para 86 o número de vítimas fatais desde que começou o temporal no começo do mês.
Mais de cem mil casas ficaram inundadas e 68 mil pessoas tiveram que ser evacuadas por causa das fortes chuvas, que também causaram danos em duas represas hidroelétricas e em várias estradas e ferrovias. As autoridades vietnamitas temem também a chegada nos próximos dias do tufão Megi. A cada ano no Vietnã morrem em médica cerca de 750 pessoas por causa das inundações.

Leia Também