Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

Tufão chega ao Japão e se aproxima da usina de Fukushima

29 MAI 2011Por r711h:40

O tufão Songda, degradado a tempestade tropical forte, chegou neste domingo (29) à costa sudeste do Japão com ventos de até 108 quilômetros por hora e se teme que na segunda-feira (30) passe perto da usina nuclear de Fukushima, afetada por vazamentos radioativas. 

Segundo informou a Agência Meteorológica do Japão, a tempestade já passou pela ilha de Kyushu (sul) e se encontra ao sul da cidade de Kochi (Shikoku). A frente de baixas pressões e fortes ventos se dirige para o norte pela costa do pacífico japonês a uma velocidade de 55 km/h e está provocando fortes chuvas em uma ampla área do centro do Japão. 

As autoridades alertaram da possibilidade de maré forte, possíveis deslizamentos de terra e inundações por causa deste tufão debilitado, o segundo da temporada, que já deixou pelo menos três mortos nas Filipinas. 

Espera-se que a tempestade chegue neste domingo à noite à região nordeste japonesa afetada pelo terremoto e posterior tsunami do dia 11 de março, por isso que as precauções em Fukushima estão sendo extremadas para evitar um aumento dos vazamentos. 

O operador da central, a empresa Tokyo Electric Power (Tepco), tomou medidas como a instalação de diques de sacos de areia e a mudança dos guindastes móveis, que ajudam nos trabalhos de estabilização dos reatores, para lugares protegidos. 

A Tepco assegurou que se as chuvas forem muito intensas todas as operações, exceto a vigilância, vão parar na unidade. Os operários estão preocupados com os níveis de água radioativa nos prédios de turbinas das unidades 2 e 3, que aumentaram e devem vigiar constantemente para prevenir que ela transborde e vaze para o exterior.

Leia Também