Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SEGURANÇA

TSE lacra softwares de urnas

TSE lacra softwares de urnas
07/09/2012 09:14 - G1


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou nesta quinta-feira (6) a assinatura digital e a lacração dos softwares que serão utilizados nas urnas eletrônicas das eleições municipais de outubro. A medida de segurança que marca a contagem regressiva de um mês para o primeiro turno da votação foi acionada pela presidente da corte eleitoral, ministra Cármen Lúcia.

O chefe do Judiciário, Carlos Ayres Britto, e do Ministério Público, Roberto Gurgel, participaram da solenidade, na sede da Justiça Eleitoral, para avalizar a transparência do processo. Também compareceu ao evento o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra. A cerimônia é realizada com o objetivo de garantir a segurança e a credibilidade dos programas de informática desenvolvidos para administrar a eleição.

“As mídias estão devidamente resguardadas e, a partir deste momento, temos a segurança do cidadão de que tudo que vai acontecer, em termos do dever do TSE relativamente ao sistema, está registrado, anunciado e resguardado”, afirmou Cármen Lúcia.
Após receberem os lacres físicos e digitais, uma cópia dos sistemas, gravada em DVD, foi guardada pelas autoridades dentro da sala cofre do TSE. Cópias dos sistemas assinados no tribunal também serão instaladas nos próximos dias nos equipamentos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que irão organizar o pleito municipal.

Felpuda


As conversas vêm acontecendo muito, mas muito reservadamente mesmo, e dão conta de que suplente poderá receber convocação, assumir a titularidade do cargo e por lá ficar por tempo indeterminado. Como é óbvio, tem gente jurando que nunca ouviu nem sequer falar sobre o assunto. O motivo não seria nada ligado a possíveis atos de irregularidades, mas sim por problemas de ordem pessoal.