Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 13 de novembro de 2018

Trem-bala entrará em operação plena em 2020

23 AGO 2012Por agência brasil15h:51

O trem de alta velocidade (TAV ou trem-bala) estará operando de forma plena em 2020. A previsão, atualizada pelo secretário executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Helio Mauro França, foi anunciada hoje (23), enquanto o secretário detalhava a minuta do edital da licitação para escolha da tecnologia e do operador do veículo. O documento, ainda inacabado, ficará aberto a sugestões ao longo de diversas audiências públicas previstas até o dia 24 de setembro.

O trem-bala ligará os municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e Campinas.

Como as tentativas de licitações anteriores – que buscaram grupos interessados em tocar o projeto como um todo – não despertaram interesse das empresas, o governo federal decidiu dividir o processo em duas partes: uma para escolher os responsáveis pela fabricação dos trens e a operação do sistema e outra para definir a empresa responsável pela construção do projeto.

O leilão deverá ser realizado em 29 de maio do ano que vem, e a empresa ou consórcio vencedor será o que apresentar a melhor oferta, levando em consideração a relação entre valor de outorga e valor para construção de túneis, pontes e viadutos, além do material rodante (o próprio trem), incluindo transferência de tecnologias, manutenção e operação do veículo. “Não estão incluídos nessa etapa a construção de estações e a instalação de trilhos”, informou o secretário da ANTT.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também