Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Tratamento diminui em 96% a transmissão do HIV, diz estudo

13 MAI 2011Por terra02h:30

O risco de transmissão de HIV é consideravelmente reduzido se uma pessoa infectada com o vírus se submete logo em seguida a um tratamento médico com antirretrovirais, segundo um informe divulgado nesta quinta-feira.

Ao iniciar um tratamento com medicamentos imediatamente, ao invés de esperar o avanço da doença, o estudo mostrou uma queda de 96% na transmissão do HIV por uma pessoa infectada para uma que não tenha a doença.

A triagem clínica aleatória começou em 2005, incluiu 1.763 casais - 97% heterossexuais - e foi realizada em 13 locais da África, Ásia e Américas. "Esta é uma excelente notícia", afirmou Myron Cohen, principal responsável pelo estudo e diretor do Instituto de Saúde Global e Doenças Infecciosas da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

"O estudo foi desenvolvido para avaliar o benefício tanto para o portador do vírus como para o parceiro sexual", diz Cohen. "Este é o primeiro teste clínico aleatório que comprova que o indivíduo que tenha HIV, iniciando cedo a terapia antirretroviral, pode reduzir a transmissão sexual do vírus para pessoas não portadoras".

Leia Também